Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Jardim Botânico realiza evento sobre arborização urbana e abelhas

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2017, 16h55 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 15h03 | Acessos: 1145

Estão abertas as inscrições para o I Simpósio de Integração Ciência e Educação Ambiental, que acontece nos dias 24 e 25 de outubro, no IF Goiano – Campus Rio Verde. As inscrições vão até o dia 23 de outubro. Nesta primeira edição, o evento abordará o tema “abelhas e arborização”.

Os interessados em apresentar trabalhos no evento têm até o dia 15 de outubro para enviar seus resumos, conforme as normas disponíveis na página do Simpósio. Serão aceitos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, relacionados aos temas: educação ambiental, ensino de ciências, abelhas e arborização.

O Simpósio tem como objetivo mobilizar a população da cidade para contribuir com os projetos do “Jardim Botânico Rio Verde” e subsidiar os estudos de implantação desses projetos. O evento é direcionado para professores da educação básica, gestores públicos, pesquisadores, criadores de abelhas, além de produtores rurais em geral e profissionais do setor agropecuário.

Projetos do Jardim Botânico

O “Jardim Botânico Rio Verde” existe desde 2015, dentro do IF Goiano. Seus objetivos incluem a preservação de espécies, conservação da biodiversidade, realização de pesquisas, melhoria da qualidade de vida urbana, além da promoção da educação ambiental e do lazer. Atualmente, o Jardim Botânico pesquisa e preserva diversas espécies, tanto em “coleções” ao ar livre quanto em laboratórios e câmaras frias. Existem projetos para construir instalações que vão abrigar atividades científicas e de educação ambiental.

Recentemente, o Jardim Botânico começou a construir um projeto para estudar e disseminar a criação de abelhas sem ferrão na cidade de Rio Verde e a implantação de colmeias em espaços públicos, como escolas e praças. O projeto recebeu o nome de “Uma colmeia em cada casa, em cada escola”.

Segundo o coordenador do evento e também Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Fabiano Guimarães Silva, existe uma preocupação crescente com o desaparecimento de abelhas, devido à sua importância para o meio ambiente e, claro, para o ser humano. “A disseminação das abelhas foi proposta tanto porque são insetos polinizadores importantíssimos para a produção de alimentos e para o equilíbrio do ecossistema, quanto pelo seu potencial de geração de renda”, explicou ele.

A equipe do Jardim Botânico também vai estudar como melhorar a arborização urbana em Rio Verde, a fim de que essas abelhas tenham alimento, e para melhorar a temperatura e a qualidade do ar na cidade.

Para Fabiano, todo esse processo de discussão do projeto, implantação e cuidado com as árvores e colmeias é uma oportunidade para promover ou aperfeiçoar a educação ambiental: “Nós queremos ouvir e falar com os professores do ensino básico justamente para saber como o projeto pode contribuir com a educação e como as escolas podem contribuir para construção do projeto”, comentou ele.

A programação do evento também visa subsidiar os estudos de implantação dos projetos, a partir de palestras de especialistas nesses temas e da participação de atores sociais locais, como gestores públicos, pesquisadores, criadores de abelhas e profissionais envolvidos na produção de alimentos em geral.

O Simpósio é uma realização do IF Goiano em parceria com o Instituto Fórum do Futuro e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e faz parte do projeto "Rio Verde, Capital do Futuro Sustentável".

Acesse:
Página do evento

Assessoria de Comunicação Social do IF Goiano - Polo de Inovação

Fim do conteúdo da página