Participe do concurso de produção de vídeos sobre projetos de ciência, arte e inovação
A iniciativa integra as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IF Goiano. É voltada para estudantes da educação básica de Goiás.
De acordo com o regulamento os vídeos devem combinar arte e ciência, incentivando a inovação e a criatividade, com foco na temática “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.
O concurso visa incentivar a iniciação à pesquisa científica e a criatividade artística, destacando a importância do Cerrado e de tecnologias sociais. É destinado, exclusivamente, aos estudantes da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), devidamente matriculados em escolas públicas ou privadas e Institutos Federais dos municípios participantes do projeto.
As inscrições e envio dos vídeos deverão ocorrer até dia 10 de maio por meio do e-mail: pibid@ifgoiano.edu.br
Cada participante poderá inscrever apenas um trabalho, seja, individualmente ou em grupo.
Documentos exigidos para inscrição:
FICHA DE INSCRIÇÃO (preenchida)
Resumo do projeto de iniciação científica que deu origem ao vídeo, podendo ser na própria ficha de inscrição ou anexo.
Autorização de uso de imagem e voz dos participantes, quando aplicável.
Sobre os vídeos:
Os vídeos devem ter duração máxima de 3 minutos, incluindo introdução, objetivo e descrição do projeto, desenvolvimento e conclusões.
As produções de vídeo deverão ser realizadas sob a supervisão de estudantes do Pibid ou professores da educação básica. Podem ser realizadas utilizando aplicativos e ferramentas gratuitas, conforme a criatividade dos autores.
Recomenda-se que os participantes explorem os recursos de edição para criar vídeos criativos e de qualidade técnica, mantendo a clareza e o foco na temática do concurso.
A avaliação dos vídeos será realizada por uma comissão composta por especialistas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Arte, Inclusão e Inovação.
Serão critérios de avaliação:
Criatividade e originalidade: capacidade de apresentar ideias inovadoras e abordagem diferenciada do tema;
Relevância científica e cultural: pertinência e impacto do conteúdo relacionado ao tema proposto;
Qualidade técnica: clareza de som e imagem, edição e aspectos visuais do vídeo;
Coerência temática: adequação do conteúdo ao tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais, com foco no cerrado”;
Capacidade de articulação entre Arte e Ciência: Integração harmônica dos elementos artísticos;
Trabalho em equipe e supervisão de estudantes do Pibid.
Sobre a premiação:
Serão premiados três vídeos por nível de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio) e por modalidade da educação básica (Regular e Educação de Jovens e Adultos), incluindo a Educação Profissional e Tecnológica.
Os estudantes selecionados receberão: condecoração como embaixadores da Ciência; divulgação do projeto nas mídias sociais; imersão no mundo da Ciência no IF Goiano durante o Beija-flor, evento que integra Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, cujo objetivo é promover a inserção de estudantes da educação básica no mundo da pesquisa e da ciência.
Confira o REGULAMENTO DO CONCURSO
Seção de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais