Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Projeto inova no manejo de nematoide em soja

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 18h23 | Última atualização em Quinta, 04 de Junho de 2020, 09h49 | Acessos: 3554

Solução em desenvolvimento visa detectar e fazer recomendações para manejo de nematoides em soja, a partir de imagens aéreas.

Imagem aérea de talhão de soja a partir de câmera termal
imagem sem descrição.

O Polo Embrapii do IF Goiano, em parceria com a empresa AirScout, começou a desenvolver uma solução para detectar nematoides e fazer recomendações para seu manejo na cultura da soja, por meio de imagens aéreas. A tecnologia pode reduzir custos de produção e melhorar a gestão de informações no campo.

O Polo de Inovação já vem trabalhando com processamento de imagens aéreas para encontrar doenças na lavoura desde 2015. A ideia que fundamenta o trabalho é que doenças nas plantas alteram seu metabolismo e, com isso, a planta tem alterações de temperatura e de cor.

As câmeras RGB, multi e hiperespectral que são acopladas a drones ou aeronaves tripuladas são capazes de registrar variações nas cores imperceptíveis à visão humana. Já a câmera termal detecta mudanças de temperatura. Cruzando essas imagens georreferenciadas com análises convencionais, de solo e planta, é possível encontrar “padrões”, ou seja, associar determinada cor a incidência de uma praga.

No projeto Embrapii com a Airscout, os pesquisadores vão desenvolver um algoritmo e validar um sensor para diferenciar áreas atacadas por um determinado nematoide da soja. A solução contará com inteligência artificial e um banco de dados robusto. Além de indicar áreas afetas, a tecnologia fará recomendações de manejo.

De acordo com o coordenador do projeto, Alaerson Maia Geraldine, a inovação em desenvolvimento representa um importante avanço científico-tecnológico para a agricultura. “A solução converte conhecimentos da pesquisa básica em soluções simples e de fácil execução para o agricultor, e vai ao encontro dos novos modos de fazer agricultura, pois utiliza ferramentas como big data e inteligência artificial para um manejo mais preciso”, explicou ele.

Os dados para desenvolver o projeto serão obtidos nas lavouras de produtores parceiros na região de Rio Verde que, por essa participação, terão acesso a resultados preliminares antes do produto ser lançado no mercado e treinamento para uso da nova tecnologia. Além disso, esses produtores podem sugerir mudanças no produto para aperfeiçoar a tecnologia.

A empresa AirScout trabalha com monitoramento agrícola por meio de imagens áreas capturadas por aeronaves tripuladas. A tecnologia utilizada pela empresa foi criada em 2012 nos Estados Unidos, e trazida para o Brasil por Carlos Roberto do Amaral, em 2017.

A solução a ser desenvolvida em parceria com o IF Goiano e a Embrapii será incorporada à ferramenta de monitoramento da empresa. A versão inicial do produto deve ser liberada para os produtores parceiros ao final da safra 2020/2021 e posteriormente será lançada no mercado.

Formação de estudantes

O projeto soma R$967 mil em recursos investidos pela Embrapii e Airscout. Dois estudantes de mestrado e quatro de graduação participam do projeto como bolsistas, orientados por pesquisadores de diferentes áreas de atuação, uma vez que a pesquisa exige conhecimentos multidisciplinares.

A equipe é coordenada pelo pesquisador e diretor-geral do Polo de Inovação, Alaerson Maia Geraldine, e conta com os pesquisadores Tavvs Micael Alves (Inteligência Artificial e Agricultura de Precisão), Leonardo de Castro Santos (Nematologia), Gustavo Castoldi e Carlos Ribeiro Rodrigues (Química do Solo), Alan Carlos da Costa (Fisiologia Vegetal), Sebastião Carvalho Vasconcelos Filho (Anatomia Vegetal), Francisco Ribeiro de Araújo Neto (Estatística) e Danilo Pereira Barbosa (Geoestatística).

Assessoria de Comunicação do Polo de Inovação
Texto: Karen Terossi/ Imagem: AirScout Brasil

Fim do conteúdo da página