Base de dados online

Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2016, 07h24 | Última atualização em Quarta, 10 de Outubro de 2018, 07h56 | Acessos: 2953

Bases de dados

TÍTULO
DESCRIÇÃO

“O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 123 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.”

Tutorial: Como acessar

Tutorial: Como Pesquisar

Bases de Dados – Por área de conhecimento – UFSC oferece várias listas exaustivas das principais Bases de Dados das grandes Áreas do Conhecimento, tanto em acesso aberto quanto pelo Portal Periódico Capes.
A Scientific Electronic Library Online - SciELO é um banco de dados bibliográfico, biblioteca digital e modelo cooperativo de publicação digital de periódicos científicos brasileiros de acesso aberto em todas as Áreas do Conhecimento.
“O Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica - oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.”
A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) integra e dissemina, em um só portal de busca, os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. O acesso a essa produção científica é livre de quaisquer custos.
O Portal de Periódicos IF Goiano é um projeto desenvolvido entre as Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação em parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI). O Portal possui como missão a democratização e livre acesso à produção científica dos pesquisadores do IF Goiano.
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Contém livros, revistas, documentos e outros tipos de arquivos livres para o download gratuito.

Biblioteca Digital Paulo Freire

Voltada principalmente para a área de filosofia e pedagogia, a Biblioteca Digital Paulo Freire disponibiliza para download gratuito as obras do pedagogo e filósofo Paulo Freire.

Biblioteca Nacional Digital Brasil

Com mais de 700 mil arquivos, a Biblioteca Nacional Digital Brasil possui artigos, trabalhos acadêmicos, livros, obras de arte, gravuras, fotografias e outros documentos para download grátis.

Biblioteca Mundial Digital

Com objetivo de reunir documentos oficiais sobre a cultura de diversos países do mundo, a Biblioteca Mundial Digital disponibiliza gratuitamente fotos e arquivos para consulta.

Biblioteca Digital do Supremo Tribunal Federal

Para os estudantes e profissionais da área de Direito, a Biblioteca Digital do Supremo Tribunal Federal é uma ótima fonte de pesquisa em documentos, livros, artigos e outros arquivos de interesse.

Biblioteca Digital da Unicamp

A Biblioteca Digital da Unicamp possui em seu acervo dissertações, teses, pesquisas em andamento, revistas eletrônicas, etc., todos feitos pelos professores, pesquisadores e alunos da instituição.

Biblioteca Digital da UNESP

Possui grande acervo de obras de arte, gravuras e desenhos, além de trabalhos acadêmicos.

Biblioteca Digital do Museu Nacional

Disponibiliza o acervo de obras raras nas áreas de ciências naturais e antropologia.

Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ

Para estudiosos ou interessados na área de música. O acervo conta com obras raras dos séculos XVI a XVIII, além de partituras, manuscritos e periódicos para download gratuito.

Biblioteca Digital e Sonora

Com acesso gratuito, mas exclusivo para pessoas com deficiência visual, a Biblioteca Digital e Sonora reúne diversos materiais no formato digital para facilitar o acesso dessas pessoas aos conteúdos.

Project Gutenberg

O Project Gutenberg reúne livros e documentos que estejam no domínio público de todo o mundo. Lá, é possível encontrar as obras originais de grandes nomes da literatura mundial.