Programa Mulheres Mil
O Programa Nacional Mulheres Mil foi instituído pela Portaria MEC nº 1.015, de 21 de julho de 2011 e desenhado a partir da observância das diretrizes do governo brasileiro em torno da redução da desigualdade social e econômica de populações marginalizadas e do compromisso do país com a defesa da igualdade de gênero.
No IF Goiano, o Programa foi desenvolvido de 2011 a 2012 nos campi Ceres, Iporá, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí por meio da oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC na área de Alimentos, Saúde e Confecção, dentre outras. Nos anos de 2013 e 2014, a oferta dos cursos foi ampliada para outros campi e aconteceu no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego chegando a alcançar várias cidades no estado de Goiás.
A partir de 2017, o Mulheres Mil foi retomado institucionalmente pela PROEX e desde então, vem ampliando seu escopo de ação na oferta de capacitação, por meio dos cursos e de Encontros Regionais (2017 e 2018), visando proporcionar formação humana, cultural, social e profissional às mulheres atendidas.
De 2017 a 2019, foram certificadas 438 mulheres em 14 cursos. Nos dois Encontros regionais realizados, 2017 no Campus Goiânia do Instituto Federal de Goiás-IFG e 2018 no Campus Urutaí, houve a participação de 105 e 80 mulheres estudantes respectivamente.
A Coordenação de Programas, Projetos e Cursos FIC acompanha o desenvolvimento dos programas e projetos de extensão e cursos de formação inicial e continuada, incluindo os cursos no contexto do Programa Mullheres Mil, desenvolvidos pelas Diretorias de Extensão ou equivalentes em cada campus.
Redes Sociais