Licenciatura em Química
Objetivo: o curso de licenciatura em Química visa formar profissionais aptos a atuarem no Ensino Fundamental, Médio e Superior desenvolvendo a capacidade de utilizar, de forma responsável, o conhecimento técnico e pedagógico adquirido e suas implicações no meio ambiente. O curso proporciona uma formação generalista e interdisciplinar, fundamentada em sólidos conhecimentos de Química, suficientes para se atuar na solução de problemas, na inovação científica e tecnológica, na transferência de tecnologias, seja no trabalho de investigação científica, na produção/controle de qualidade, seja no trabalho em pesquisa ou no ensino de Química, além de várias outras áreas como: direção, supervisão, coordenação de área técnica em Química em diversas indústrias, realização de vistorias, perícias, emissão de pareceres, laudos, atestados e, ainda, análises químicas de origem físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal.
Áreas de atuação: O licenciado em Química pode atuar como professor do ensino básico, além de exercer outras atividades na área de educação. Dependendo de especializações que fizer após a graduação, o profissional pode atuar ainda em laboratórios e indústrias.
Perfil do profissional: O egresso do curso de Química será preparado para: Refletir de forma crítica a sua prática em sala de aula, identificando problemas de ensino/aprendizagem; Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Química na sociedade; Trabalhar em laboratório e usar a experimentação em Química como recurso didático; Ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo; Disseminar e difundir e/ou utilizar o conhecimento relevante para a comunidade;
Atuar no magistério, em nível de ensino fundamental e médio, de acordo com a legislação específica, utilizando metodologia de ensino variada, contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico em adolescentes; organizar e usar laboratórios de Química; escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos e indicar bibliografia para o ensino de Química; analisar e elaborar programas para esses níveis de ensino. Além disso, o profissional deve exercer a sua profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio as dificuldades do magistério; Assumir conscientemente a tarefa educativa, cumprindo o papel social de preparar os alunos para o exercício consciente da cidadania;
Desempenhar outras atividades na sociedade, para cujo sucesso uma sólida formação universitária seja importante fator.
Requisitos para o ingresso no curso: conclusão do Ensino Médio e aprovação no processo seletivo do IF Goiano ou SiSU/ENEM (ambos os processos utilizam a nota do ENEM). Há também a possibilidade de ingresso, conforme disponibilidade de vagas, por meio de Edital de Transferências Interna e Externa, Reingresso e Aproveitamento de Curso (Portador de Diploma), com lançamento previsto no Calendário Acadêmico do campus.
Duração: 4 anos
Turno: noturno
Carga Horária: 2.990 horas
Coordenação: Prof. Celso Martins Belisário - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Documentos:
Portaria de reconhecimento do curso
Redes Sociais