Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Iniciação Científica

IF Goiano se destaca em premiação do CNPq

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 13 de Julho de 2021, 18h00 | Última atualização em Quarta, 28 de Julho de 2021, 09h20 | Acessos: 941

Instituto foi a única instituição de ensino do país a vencer o 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foi a única instituição de ensino do país a vencer o 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). O Instituto foi reconhecido na categoria Mérito Institucional e será agraciado com troféu e cotas adicionais de bolsas dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

O prêmio é concedido à instituição do Pibic com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A cerimônia de entrega simbólica do prêmio será realizada na 73 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O CNPq também premia bolsistas de forma individual, de acordo com os critérios estabelecidos em regulamento.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa, o prêmio é um importante reconhecimento do trabalho realizado pela autarquia. Ele lembra que o IF Goiano integra, nos mesmos ambientes de produção do conhecimento, o desenvolvimento de pesquisas e soluções tecnológicas estudantes de iniciação científica júnior, iniciação científica, e iniciação tecnológica, mestrado e doutorado.

O pró-reitor atribui o reconhecimento, também, à verticalização do Instituto, ou seja, a oferta do ensino básico à pós-graduação. "Isso contribui para a formação de profissionais mais autônomos, proativos e preparados para o mundo do trabalho, além de mais estimulados para prosseguirem a formação científica", comentou. A iniciação científica tem justamente esse objetivo: despertar no estudante o interesse pela pesquisa e fazer com que ele ingresse em um curso de mestrado e doutorado.

Pioneirismo - Não é de hoje que o IF Goiano tem se destacado em sua atuação na pós-graduação. A Instituição foi a primeira a oferecer um doutorado no interior do estado de Goiás e uma das primeiras a oferecer curso de doutorado na Rede Federal, por exemplo. Disponibiliza, atualmente, 15 cursos - alguns inclusive com processo seletivo aberto - e já titulou mais de 760 mestres e doutores.

Diretoria de Comunicação Social

Republicada com edição de informações 

registrado em:
Fim do conteúdo da página