Bioinsumos

IF Goiano realiza evento de lançamento do CEBIO

Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 08h18 | Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 14h40 | Acessos: 1306

Centro de Excelência em Bioinsumos é fruto de parceria do IF Goiano com a Seapa e Fapeg.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou na quinta-feira, 23, o lançamento do Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO). O evento será realizado no Campus Morrinhos e apresentará as atividades do projeto, que é realizado em parceria com o Governo do Estado de Goiás, por intermédio da Secretaria do Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

O CEBIO é uma ação ligada ao Programa Estadual de Bioinsumos, proposto pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento e a adoção de bioinsumos e sistemas de produção sustentáveis. O Centro será composto de quatro Unidades de Referência em Bioinsumos (URBs) e 11 Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs) distribuídas em todo Estado de Goiás.

O Centro de Excelência nasce com a missão de impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental, a partir da geração de inovações e adoção de tecnologias em bioinsumos para o setor agropecuário do Estado de Goiás. O Centro será composto por três Unidades de Referência em Bioinsumos (URBs) onde serão realizadas as pesquisas e a inovação em bioinsumos: URB Promotores do crescimento de plantas (Rio Verde); URB Controle biológico de pragas agrícolas (Urutaí); e URB Controle de doenças de plantas (Morrinhos); além de Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs) nos municípios de Iporá, Catalão, Ipameri, Hidrolândia, Goiânia, Anápolis, Cristalina, Ceres, Posse e Campos Belos. As UTTs serão responsáveis pela prospecção de demandas e prospecção tecnológica; a disponibilização de bioinsumos; o mapeamento de parcerias estratégicas; a busca ativa por recursos; a formação de recursos humanos; a realização de dias de campos em unidades demonstrativas e ações de empreendedorismo e inovação.

Pelo projeto, várias entregas serão realizadas de 2022 a 2033, dentre elas a ampliação de coleções de micro-organismos de interesse biotecnológico nativos do Cerrado;  a otimização de biofábricas para utilização “on farm”; o treinamento e suporte técnico aos agricultores em todas as etapas do processo; a formação de hubs na cadeia de bioinsumos em Goiás; a implantação de laboratórios de análise e certificação da qualidade de bioinsumos; formação de startups e novas empresas; aumento da produtividade e sanidade das culturas com redução dos custos de produção; controle da qualidade da produção dos bioinsumos segundo a legislação; bioprospecção de agentes de biocontrole com reconhecida adaptabilidade regional; dentre outras.

O CEBIO será coordenado pelo Instituto Federal Goiano, com a participação de diversas instituições pesquisa do Estado de Goiás, como Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Catalão (UFCat) e Universidade Federal de Goiás (UFG). O CEBIO será responsável pelo desenvolvimento de pesquisas com vistas à prospecção de novos agentes de controle biológico e promoção de crescimento, desenvolvimento de biofertilizantes, desenvolvimento de novos produtos e processos, além do auxílio aos produtores na melhor utilização destes nas propriedades rurais.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: