Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Cebio

Cebio apresenta relatórios e projetos em reunião com Fapeg e membros do projeto

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 21 de Março de 2023, 17h11 | Última atualização em Quarta, 22 de Março de 2023, 09h02 | Acessos: 432

Presidente da Fundação, Robson Vieira, se propôs a articular fomento por meio de organismos internacionais e investimento para incentivo de criação startups na área. 

imagem sem descrição.

O Centro de Excelência em Bioinsumos realizou reunião de trabalho na Reitoria do IF Goiano durante a tarde da terça-feira, 21, com o objetivo de apresentar os relatórios de atividades e projetos realizados em 2022 e discussão de planejamento de ações para 2023. Participaram da reunião membros do Centro de Excelência, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), Robson Vieira, e reitor do IF Goiano, Elias Monteiro. 

Para o presidente da Fapeg, o projeto do Centro de Excelência possui um diferencial por sua capilaridade de atuação por meio das U uma caracteristica diferente de capilaridade. O modelo de atuação do Cebio possui três Unidades de Referência em Bioinsumos (URB) e 10 Unidades de Transferência em Tecnologia (UTT). "Neste modelo de governança do Centro de Excelência a Fapeg espera uma grande aproximação mais intensa com os produtores. Podemos liderar o processo da criação de certificações, selos e outras demandas", explica. Para Robson, a interiorização das ações está no DNA do Cebio. "Também precisamos envolver o maior número de estudantes possível nesta demanda, preferencialmente utilizando a lógica de verticalização do IF Goiano", explica. Para finalizar, o gestor da Fapeg ainda prometeu que startups desenvolvidas a partir do projeto poderão contar com financiamento inicial na ordem de 60 mil reais. 

Robson também se colocou à disposição para auxiliar na captação de recursos por meio de fundos de financiamento internacionais. "Mapeamos cinco possibilidades e precisamos preparar projetos focados nesta captação. Acreditamos que a temática possui grande apelo", diz. 

Para o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, a qualificação dos profissionais do IF Goiano é um diferencial do projeto. "Esta é uma temática em que o Brasil é pioneiro e de grande importância. Temos quase 500 doutores no IF Goiano e somos reconhecidos por nossa capacidade de realização. Acredito que este projeto tem tudo para ser protagonista nesta área de Bioinsumos em nível mundial", ressalta. 

Sobre o Cebio - O Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO) é um projeto do Governo do Estado de Goiás por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em parceria com o IF Goiano, UFG e UEG, com projeção de investimentos e entregas até 2033.

Uma iniciativa multicampi envolvendo 13 unidades, o CEBIO desenvolve pesquisas, produtos científicos e formações aplicadas as áreas conectadas ao segmento dos bioinsumos, visando a otimização dos processos da realidade do produtor rural com segurança e sustentabilidade, e a capacitação dos profissionais e dos pesquisadores da região.

 

Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página