Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

2º Ceagre Agro Experience é sucesso de público e torna-se um destaque dos eventos do agro de Goiás

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 23 de Mai de 2023, 16h52 | Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2023, 16h52 | Acessos: 538

Realizado de 16 a 18 de maio, a sua segunda edição atingiu grandes metas, reunindo centenas de participantes em uma semana repleta de ações em prol do agronegócio.

imagem sem descrição.


Solenidade de encerramento no dia 18 de maio do 2° Ceagre Agro Experience e do Dia de Campo, com participação do público, palestrantes e organizadores.

Em um calendário repleto de feiras e exposições, o 2° Ceagre Agro Experience, organizado pelo Centro de Excelência em Agricultura Exponencial, tornou-se um destaque no segmento deste mês de maio. O evento, sediado em Rio Verde (GO) e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), teve como tema central “Produtividade com Sustentabilidade”, com uma programação composta por palestras, mesas redondas, exposições de empresas e instituições de pesquisa. Além, da oferta de um Dia de Campo em parceria com o Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde, Senar Goiás e órgãos parceiros, como Embrapa, Emater e Embrapii.

Ao longo de três dias, a sede do Ceagre recebeu um público total de 600 pessoas, com figuras públicas e grandes apoiadores do centro, como o prefeito de Rio Verde, o Dr. Paulo do Vale. Presente na abertura do evento, Paulo destacou a importância do Ceagre no fomento e difusão de tecnologias para Goiás, caracterizando o 2° Ceagre Agro Experience como uma iniciativa de sucesso, promotora da junção de produtores rurais, pesquisadores, universidades e empresas do agronegócio.

O circuito de 21 palestras e mesas redondas do evento foi dividido em eixos temáticos pertinentes ao agro, tecnologia e inovação. Os palestrantes, reunidos em uma programação matutina e vespertina, tiveram espaço para tratar de temas específicos no palco principal dentro dos seguintes eixos: Políticas Públicas e Fomento de Inovação; Comunicação no Agro; Manejos de Altas Produtividades; Inteligência Artificial e Agricultura Digital, e Bioinsumos: Desafios e Perspectivas para sua Consolidação. As palestras foram ministradas por pesquisadores, gestores e empreendedores do agro, com expertises e experiências vastas em relação a inovação tecnológica.


A Dra. Isadora Camargo, jornalista e editora do Globo Rural, abriu o circuito de palestras do evento no dia 16 com o tema “Digitalidades da Comunicação Agrícola”.

A programação diversificada do evento tornou-se um grande atrativo para o mercado e a academia científica, conectando diversos setores em prol do desenvolvimento de tecnologias e projetos em parceria para o agro. A área de expositores do evento, que contou com 15 empresas apresentando os seus produtos e serviços, foi uma das principais atrações. O plantel de expositores foi estrategicamente selecionado, atendendo as áreas que estão em evidência no cenário atual, com empresas atuantes em segmentos como: agricultura digital, automatização e mecanização do campo, manejos aprimorados, agricultura vertical, aquaponia, maquinários automáticos, softwares para o agronegócio e entre outros.

Além do espaço destinado a exposição de empresas parceiras, o 2° Ceagre Agro Experience promoveu a divulgação de startups, empresas juniores e grupos de pesquisa para o seu público. A ação “Mostra de Startups” foi chefiada pela Incubadora IF for Business, um hub de fomentação do empreendedorismo e de empreendimentos desenvolvidos por discentes e docentes do Instituto Federal Goiano.

A coordenadora da incubadora e da diretoria de Empreendedorismo do Ceagre, a profª. Dra. Silvia Ferreira Marques Salustiano, destacou na abertura da mostra as oportunidades que a IF for Business e o centro oferecem para a criação e estruturação de startups. Em sua fala, a gestora aponta para o leque de habilidades e experiências que a jornada do empreendedorismo oferece, preparando os envolvidos para diferentes cenários do mercado de trabalho.


A empresa Comber foi uma das expositoras do 2° Ceagre Agro Experience, apresentando ao público os seus serviços no nicho da automatização de secadores de grãos.

Oferecido em parceria com o IF Goiano – Campus Rio Verde, o Dia de Campo teve como tema central a “Produção sustentável de hortifrutis em ambiente protegido e agricultura vertical”, com palestras de especialistas no segmento, como Rodrigo Meyer, cofundador da empresa MightyGreens. E do empreendedor Leonardo Corrêa, cofundador da startup Fazendas Bioma. O cronograma do evento também teve um tour nos laboratórios e ambientes voltados para a agricultura vertical e cultivo indoor do Complexo de Laboratórios de Biotecnologia Vegetal do campus rio-verdense, ambos dirigidos pelo prof. Dr. Fabiano Guimarães.

A visita do público foi guiada pelos pesquisadores do complexo, que vivenciam diariamente a produção científica e tecnológica para a agricultura vertical, com pesquisas voltadas ao cultivo protegido de morangos e tomates cereja, e a utilização de sistemas de iluminação LEDs nestas produções. Desta forma, os participantes do Dia de Campo tiveram a oportunidade de conferir em detalhes os processos de manejo destes cultivos, os principais desafios e técnicas aplicadas, como a polinização manual e a aplicação de suplementos minerais no abastecimento de água destes plantios. Além, de aprenderem sobre as vantagens do uso da iluminação de LEDs em cultivos protegidos e suas diferentes aplicações.

O Dia de Campo também contou com uma rodada de negócios direcionada para o agro, com as participações de bancos e órgãos de fomento financeiro para este mercado. A ação contou com representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Emater, Goiás Fomento, Embrapii e Embrapa, e teve como direcionamento a solução de dúvidas em relação a crédito rural e financiamentos para o campo. A rodada possibilitou ao público a apresentação das ações de fomento financeiro destas instituições, que atuam intensamente no atendimento do pequeno ao grande produtor, e de empreendimentos promissores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do agronegócio.


O pesquisador Bruno Dário apresentou ao público as técnicas e tecnologias usadas no cultivo de tomates cereja em ambiente protegido e com sistemas de iluminação por LEDs.

A movimentação gerada pelo 2° Ceagre Agro Experience foi símbolo do sucesso do evento e da sua aderência pela comunidade produtora, científica e empresarial de Goiás, que pôde conhecer em detalhes o papel do Ceagre na produção e difusão tecnológica para o agro a nível nacional. Durante a sua solenidade de encerramento, o prof. Dr. Alan Carlos da Costa, diretor geral do centro e pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, destacou o grande público da segunda edição e as diversas atividades que foram ofertadas. Em sua fala, o gestor pontuou o trabalho coletivo por trás do evento, realizado por comitês compostos por colaboradores do Ceagre e do Instituto Federal Goiano.

Em seu discurso de encerramento, o prof. Alan também mencionou a importância do apoio contínuo que o centro possui de seus parceiros, como a Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), a Prefeitura de Rio Verde, o Governo de Goiás e a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE). Graças ao fomento proporcionado por estas instituições e fundações, o gestor explica que o evento pôde contar com uma estrutura inovadora e um leque variado de ações, tornando-se um destaque para o calendário de eventos do agro do estado de Goiás.


Durante a solenidade de encerramento do 2° Ceagre Agro Experience, o prof. Alan Carlos destaca as conquistas do evento e as expectativas para a próxima edição.

O 2° Ceagre Agro Experience foi transmitido ao vivo pelo canal do Instituto Federal Goiano no YouTube, e contará com uma série de vídeos separados das palestras no canal do centro, ampliando o seu alcance para mais pessoas. A iniciativa é uma forma de democratização de acesso as palestras e mesas redondas que foram ministradas, estimulando a difusão do conhecimento e da ciência. Além, de incentivar a participação na terceira edição do evento, que será realizada de 21 a 23 de maio de 2024, com mais novidades e inovações para o agro.

 

Canal do YouTube do IF Goiano: https://www.youtube.com/@ifgoiano

Canal do YouTube do Ceagre: https://www.youtube.com/@_ceagre

Saiba mais sobre o Ceagre

A sede do Ceagre foi estruturada pela Prefeitura de Rio Verde, e está localizada na região central da cidade, no bairro Vila Maria.

O Ceagre (Centro de Excelência em Agricultura Exponencial) é dirigido pelo Instituto Federal Goiano e conta com o apoio do Governo de Goiás, Fapeg e da Prefeitura de Rio Verde. O centro tem a missão de desenvolver e fomentar a produção de tecnologias exponenciais e produtos científicos aplicados ao agronegócio, atendendo as demandas e desafios de produtores rurais, empresas e instituições de pesquisa focados no agro.

A Agricultura Exponencial consiste em inovações aplicadas a cadeia do agronegócio que permitam o crescimento tecnológico e econômico deste mercado em uma curva exponencial, utilizando de tecnologias e produtos científicos com capacidade de ampliação constante, e que possibilitem o surgimento de outros produtos inovadores. O pensamento da “exponencialidade” tem promovido um desenvolvimento contínuo do agro, primando pela inovação e a revolução. A filosofia tornou-se uma característica presente no Ceagre e que inspira as suas ações em prol do estabelecimento de Goiás como um estado promotor de ciência, tecnologia e educação para o agro.

O Ceagre está estruturado no coração do agronegócio goiano, na cidade de Rio Verde (GO), e conta com um projeto de ampliação para a região leste do estado, no município de Cristalina. Portanto, o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial é um projeto que busca promover a união de diferentes setores do agro, como sindicatos, cooperativas, empresas, universidades, instituições de pesquisa, pesquisadores e produtores rurais. Para o centro, essa convergência de segmentos distintos de um mercado forte como o agronegócio, é essencial para que ele siga em constante desenvolvimento, reforçando a economia nacional e a evolução tecnológica brasileira.

 

Texto e fotos: Ícaro Lunas Nunes, jornalista do IF Goiano e Ceagre.

registrado em:
Fim do conteúdo da página