Programação especial marca o Dia do Técnico em Meio Ambiente
Roteiro elaborado pela coordenação e professores do curso foi composto de visitas técnicas e acolhimento dos novos discentes
Por Ondina Macedo e Tiago Gebrim
Estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) aproveitaram uma quinta-feira diferente neste último dia 13 de março. A data, que marca o Dia do Técnico em Meio Ambiente, trouxe atividades para colaborar na vivência dos discentes sobre o cotidiano da profissão e sua importância para promover a sustentabilidade e mitigar impactos ambientais.
A programação foi seccionada em duas partes. Pela manhã, os estudantes participaram de duas visitas técnicas, sendo que a primeira os levou ao local anteriormente conhecido como “lixão de Ceres”. O objetivo foi proporcionar aos acadêmicos uma visão real dos desafios relacionados ao descarte inadequado de resíduos, bem como incentivá-los na busca por soluções sustentáveis.
A segunda visita realizada foi à Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos, localizada no município de Rianápolis (GO), a cerca de 12 km de Ceres (GO). Estas estações integram o chamado Programa Lixão Zero, instituído em 2023 pelo governo estadual por meio do Decreto nº 10.367/2023. Previstas no artigo 23 do decreto, as estações recebem os resíduos dos municípios em caráter temporário, até que estes sejam finalmente encaminhados a um aterro sanitário licenciado.
Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rianápolis e a EcoVale Ambiental, a visita à estação de transbordo teve o acompanhamento dos professores Luiz Antônio Marques, Wagner Freitas e Natália Santiago, todos docentes do Ensino Médio Integrado. Durante o passeio foi possível observar como os resíduos anteriormente jogados no “lixão” são destinados para o aterro sanitário, enquanto os materiais classificados como recicláveis são endereçados às empresas recicladoras. Essas etapas reduzem impactos ambientais, otimizam a reciclagem e minimizam riscos de contaminação.
Tarde de integração e acolhimento - De volta ao Campus, os estudantes do último ano do curso técnico em Meio Ambiente organizaram um momento de confraternização, com muitas atividades recreativas. A programação se estendeu por toda a tarde e incluiu gincanas, jogos, brincadeiras interativas e um momento de lazer na piscina. A ação teve como propósito fortalecer os laços entre os discentes e proporcionar um acolhimento especial aos calouros do primeiro ano do curso.
Conforme a coordenadora do curso, Ondina Macedo, um dos momentos mais marcantes do dia foi a roda de conversa. “Eles compartilharam experiências e reflexões sobre o curso. Eu anotei relatos inspiradores e frases como ‘Nunca imaginei que fosse gostar tanto desse curso’ e ‘Só quem estuda aqui compreende a diferença que esse curso faz na vida da gente’”, conta a Ondina
Na avaliação dos organizadores, o evento foi uma “experiência enriquecedora e significativa, reforçando o papel fundamental dos técnicos em Meio Ambiente na construção de um futuro mais sustentável”, contribuindo também para engajar os discentes nesse propósito.
COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres
Redes Sociais