Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Programação especial marca o Dia do Técnico em Meio Ambiente

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 21 de Março de 2025, 15h13 | Última atualização em Sexta, 21 de Março de 2025, 15h13 | Acessos: 153

Roteiro elaborado pela coordenação e professores do curso foi composto de visitas técnicas e acolhimento dos novos discentes

Por Ondina Macedo e Tiago Gebrim

 

Estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) aproveitaram uma quinta-feira diferente neste último dia 13 de março. A data, que marca o Dia do Técnico em Meio Ambiente, trouxe atividades para colaborar na vivência dos discentes sobre o cotidiano da profissão e sua importância para promover a sustentabilidade e mitigar impactos ambientais.

A programação foi seccionada em duas partes. Pela manhã, os estudantes participaram de duas visitas técnicas, sendo que a primeira os levou ao local anteriormente conhecido como “lixão de Ceres”. O objetivo foi proporcionar aos acadêmicos uma visão real dos desafios relacionados ao descarte inadequado de resíduos, bem como incentivá-los na busca por soluções sustentáveis.

A segunda visita realizada foi à Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos, localizada no município de Rianápolis (GO), a cerca de 12 km de Ceres (GO). Estas estações integram o chamado Programa Lixão Zero, instituído em 2023 pelo governo estadual por meio do Decreto nº 10.367/2023. Previstas no artigo 23 do decreto, as estações recebem os resíduos dos municípios em caráter temporário, até que estes sejam finalmente encaminhados a um aterro sanitário licenciado.

Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rianápolis e a EcoVale Ambiental, a visita à estação de transbordo teve o acompanhamento dos professores Luiz Antônio Marques, Wagner Freitas e Natália Santiago, todos docentes do Ensino Médio Integrado. Durante o passeio foi possível observar como os resíduos anteriormente jogados no “lixão” são destinados para o aterro sanitário, enquanto os materiais classificados como recicláveis são endereçados às empresas recicladoras. Essas etapas reduzem impactos ambientais, otimizam a reciclagem e minimizam riscos de contaminação.

 

 

Tarde de integração e acolhimento - De volta ao Campus, os estudantes do último ano do curso técnico em Meio Ambiente organizaram um momento de confraternização, com muitas atividades recreativas. A programação se estendeu por toda a tarde e incluiu gincanas, jogos, brincadeiras interativas e um momento de lazer na piscina. A ação teve como propósito fortalecer os laços entre os discentes e proporcionar um acolhimento especial aos calouros do primeiro ano do curso.

Conforme a coordenadora do curso, Ondina Macedo, um dos momentos mais marcantes do dia foi a roda de conversa. “Eles compartilharam experiências e reflexões sobre o curso. Eu anotei relatos inspiradores e frases como ‘Nunca imaginei que fosse gostar tanto desse curso’ e ‘Só quem estuda aqui compreende a diferença que esse curso faz na vida da gente’”, conta  a Ondina

Na avaliação dos organizadores, o evento foi uma “experiência enriquecedora e significativa, reforçando o papel fundamental dos técnicos em Meio Ambiente na construção de um futuro mais sustentável”, contribuindo também para engajar os discentes nesse propósito.

 

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.