Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIS)

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 16h04 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 13h38 | Acessos: 1719

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABIS – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, instituído em maio de 2015, pela RESOLUÇÃO Nº 052/2015 DE 19 DE JUNHO DE 2015, em cada campus do IF Goiano, designado por Portaria, é um setor propositivo e consultivo que estimula e promove ações de Gestão e Ensino, Pesquisa e Extensão, orientadas à temática das identidades e relações etnicorraciais, na perspectiva de gênero e pertença social, especialmente quanto às populações afrodescendentes e indígenas, no âmbito da Instituição e em suas relações com a comunidade externa.

As áreas de investigação e estudo do NEABI incluem: história e memória social; currículo e formação de professores; trabalho e relações étnico-raciais; estudos de gênero e diversidade sexual; psicologia social e identidade racial; religiosidade de matriz africana; comunicação social e estudos culturais.

Realiza de forma integrada com outros segmentos da comunidade negra de Goiás e com professores, pesquisadores e gestores do IF Goiano e de outras instituições de ensino superior como a UFG, IFG e UEG, ações propositivas de promoção da igualdade racial voltada para a população negra. A implementação e efetivação das cotas sociais e raciais, aprovada por meio da Lei 12.711/2012 e regulamentada pelo Decreto presidencial nº 7.824 de 11/10/2012 e pela portaria normativa nº 18 de 11/10/2012 do Ministério da Educação constituem dimensões importantes de atuação do NEABI.

Coordenadora Institucional:
Leigh Maria de Souza
Contato:

DOCUMENTOS

Regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IF Goiano

Portaria nº 3192, de 20 de agosto de 2023  - Constitui o Conselho Gestor do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual e de Gênero do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - NEPEDS/IF Goiano

Instrução normativa nº 01/2019 - Dispõe sobre a composição e atuação da comissão de Heteroidentificação no âmbito do Instituto Federal Goiano ( IF Goiano)