Eventos internacionais ampliam experiências acadêmicas de estudantes
IF Goiano incentiva oportunidades por meio de agências de fomento e acordos com Instituições parceiras. Alunos do Campus Urutaí falam sobre participação em Congresso em Cuba.
A internacionalização acadêmica no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) tem se consolidado por meio de parcerias institucionais e oportunidades oferecidas por agências de fomento. Como fruto dessas ações, a Instituição têm ampliado a seus estudantes a possibilidade de participação em eventos científicos no exterior. No mês de março, estudantes do Campus Urutaí estiveram em Cuba, para participar do XIII Congresso Latino-Americano de Botânica, realizado em Havana. A viagem foi viabilizada por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape).
Para os bolsistas de iniciação científica e tecnológica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Danilo de Paula Souza e Diadorim Lobo, a experiência trouxe ganhos acadêmicos e pessoais. "Tive a oportunidade de vivenciar uma nova cultura e interagir com falantes de outras línguas, algo inimaginável para mim até então", destaca Danilo. Para os estudantes, além da troca de conhecimentos, o evento foi uma oportunidade para estabelecer um novo networking e possíveis colaborações com pesquisadores no exterior. "Haviam muitas pessoas diferentes, de muitos diferentes lugares que tinham de tudo um pouco para apresentar e ouvir, valeu muito a pena", completa Diadorim.
Danilo participou do evento com a apresentação de dois trabalhos: “Informatização de pequenos acervos: uma proposta de baixo custo” e “Herbários virtuais como ferramenta para identificar lacunas de coleta: estudo de caso com o Cerrado brasileiro”. Enquanto Diadorim apresentou o projeto intitulado “Mucuna Adans. (Leguminosae-Papilionoideae) ocorrentes nas Antilhas”.
O IF Goiano tem incentivado ações de internacionalização por meio de acordos diretos com instituições estrangeiras e editais de fomento de órgãos como a Funape e a Fapeg, possibilitando que estudantes participem de eventos e programas acadêmicos no exterior. A Coordenação de Assuntos Internacionais reforça que, além das oportunidades oferecidas pela Instituição, os estudantes podem encontrar outras possibilidades ao se engajarem em projetos de iniciação científica e em diálogo com seus professores e orientadores.
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais