Curso de Português para Estrangeiros facilita integração de estudantes internacionais
Iniciativa auxilia alunos estrangeiros da pós-graduação do IF Goiano na aprendizagem do português e na adaptação acadêmica.
Lameck Niyokwizigira, doutorando no IF Goiano, iniciando sua experiência acadêmica no Brasil.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) está promovendo um curso de Português para Estrangeiros (PLE), desde o dia 31 de março, voltado especialmente para estudantes internacionais da pós-graduação. O objetivo é proporcionar uma melhor adaptação acadêmica e social desses alunos, facilitando sua integração à instituição e ao país.
O curso é uma ação do Campus Ceres em parceria com a Assessoria de Internacionalização do IF Goiano e será ofertado pelo Centro de Línguas do campus. As aulas serão ministradas de forma on-line pela professora Mirelle São Bernardo, especialista no ensino de português para falantes de outras línguas.
“Aprender o nosso idioma é fundamental para o processo de adaptação e integração dos estudantes e professores internacionais. Como especialista no ensino de português para falantes de outras línguas, estou muito feliz em poder contribuir para a acolhida e a adaptação daqueles que chegam ao Brasil, facilitando sua inserção tanto no país quanto em nossa instituição”, destaca Mirelle São Bernardo.
Entre os participantes do curso, está Lameck Niyokwizigira, estudante burundês selecionado pelo Programa de Mobilidade Internacional GCUB-Mob na edição de 2025. Atualmente, ele realiza seu doutorado em Ciências Agrárias - Agronomia no Campus Rio Verde. Segundo ele, o curso de português tem sido essencial para sua adaptação acadêmica e pessoal.
"Como o idioma utilizado nas disciplinas do programa de pós-graduação é o português, o IF Goiano desenvolveu um programa intensivo para que possamos nos integrar rapidamente ao processo de aprendizagem e à pesquisa a ser realizada. Admito que, no início, a ideia de ter que falar português foi assustadora. Dependemos de softwares de tradução para nos comunicarmos durante a viagem. No entanto, ao chegarmos ao IF Goiano, fomos recebidos pelo professor Tiago do Prado Paim e sua equipe, que nos ofereceram suporte em inglês, o que foi fundamental para a nossa adaptação. Agora, com o curso de português, estamos confiantes de que as dificuldades linguísticas serão superadas em breve”, relata Lameck.
Além disso, Lameck também destacou o perfil do povo brasileiro, que, segundo ele, é muito acolhedor e compreensivo. O estudante também expressou seu reconhecimento à professora Mirelle, por sua experiência e dedicação ao ensino da língua portuguesa. O curso, que é gratuito, foi apresentado durante a sessão “Políticas Linguísticas e Políticas de Internacionalização”, no dia 28 de março. Segundo a professora, as próximas turmas serão abertas com processos de inscrições para a comunidade interna e, possivelmente, externa.
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais