Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
INTERNACIONALIZAÇÃO

IF Goiano recebe escritor internacional Rodney Saint-Éloi

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 16 de Abril de 2025, 21h48 | Última atualização em Terça, 22 de Abril de 2025, 15h57 | Acessos: 231

Membro da Academia de Letras de Quebec e editor independente, autor conheceu projetos da instituição e iniciou diálogo para futuras parcerias culturais.

 

Rodney Saint-Éloi (ao centro, com chapéu) em visita ao IF Goiano ao lado de gestores e servidores da instituição.

 

O IF Goiano recebeu, nesta semana, a visita do escritor, ensaísta e editor haitiano Rodney Saint-Éloi, membro da Academia de Letras de Quebec e fundador da editora Mémoire d’Encrier, sediada em Montreal. Radicado no Québec desde 2001, Saint-Éloi é reconhecido por seu trabalho em dar voz a comunidades marginalizadas e promover debates sobre a superação de traumas coloniais entre indígenas e afrodescendentes.

A visita teve como objetivo aproximar o autor dos projetos desenvolvidos pelo IF Goiano e fomentar futuras parcerias voltadas à promoção da diversidade cultural e da literatura. O encontro foi mediado pela professora do Campus Ceres, Denise Dias, fluente em francês, e reuniu representantes de diversos setores da instituição.

Durante sua passagem pelo Instituto, Saint-Éloi foi recebido pela coordenadora da Assessoria de Assuntos Internacionais, Lídia Morais, pela coordenadora da Editora IF Goiano, Sarah Bertolli, pela coordenadora da Feira Literária de Goiás (FLIG), Roseli Rocha, e pela pró-reitora de Ensino, Geísa Boaventura, além de outros servidores envolvidos em ações educacionais, culturais e editoriais.

Lídia Morais destacou que a presença do autor representa um passo importante na construção de pontes culturais. “A visita de Rodney Saint-Éloi abre caminhos para trocas significativas, especialmente no campo da literatura e da valorização da diversidade. Acreditamos que essa aproximação poderá gerar projetos colaborativos e enriquecer nossos eventos institucionais". Em sua fala, o escritor ressaltou a importância de estabelecer conexões entre culturas, especialmente aquelas que compartilham histórias de resistência e reconstrução. “Apesar da distância geográfica, acredito que temos muitas semelhanças, principalmente na valorização dos povos originários e afrodescendentes. A literatura tem o poder de transpor fronteiras e conectar diferentes histórias e realidades".

Entre os encaminhamentos discutidos durante a visita, está a possibilidade de participação de Saint-Éloi na próxima edição da Feira Literária de Goiás (FLIG), em 2026, com o intuito de ampliar o diálogo entre a literatura e o público atendido pelo IF Goiano.

 

Diretoria de Comunicação Social 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.