Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Rede Federal

IF Goiano marca presença em encontro nacional de Centros de Línguas

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 19 de Mai de 2025, 17h46 | Última atualização em Terça, 20 de Mai de 2025, 15h57 | Acessos: 246

Professora do Campus Ceres representou institucionalmente a autarquia com momento de fala.

Segundo Denise, foi um momento muito importante para troca de experiências dos centros de línguas e conhecimentos sobre internacionalização.
Segundo Denise, foi um momento muito importante para troca de experiências dos centros de línguas e conhecimentos sobre internacionalização.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participou do Encontro Nacional de Centros de Línguas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, realizado em Foz do Iguaçu (PR), de 14 a 16 de maio. O evento foi promovido de forma colaborativa por diversos centros de línguas e assessorias de relações internacionais da Rede Federal, com o objetivo de fortalecer políticas institucionais voltadas ao ensino de línguas e à internacionalização.

Na ocasião, a professora do Campus Ceres Denise Dias, da área de Linguagens, representou a Instituição em um momento de fala. Ela compartilhou informações acerca das ações linguísticas, projetos como Formação Inicial e Continuada, Centro de Línguas e política linguística da Instituição.

Pela programação, no dia 14 de maio, foi discutido “O funcionamento dos Centros de Línguas e sua Relação com a Internacionalização”. Na sequência, houve a mesa-redonda inaugural tratando da articulação da política linguística com a internacionalização.

Na quinta-feira, 15 de maio, o tema foi “Prática Pedagógica e Política Linguística”; mais as palestras “Dois idiomas em perspectiva decolonial: Espanhol e Inglês no Ensino Médio Integrado”, e “Centros de línguas: um locus de política linguística e de formação docente”.

Nesta sexta-feira, 16 de maio, a programação começou com “Popularização dos Centros de Idiomas e Dia das Línguas”; na sequência, a palestra “Educação Linguística Crítica e Relações Internacionais: Enfocando as lentes para a igualdade e a justiça social num mundo multipolar contemporâneo” e, por fim, “Popularização dos Centros de Línguas no âmbito do ensino de Línguas Estrangeiras Modernas”.

Articulação - Segundo Denise, foi um momento muito importante para troca de experiências dos centros de línguas e conhecimentos sobre internacionalização. A expectativa é de que o evento resulte em ações que contribuam para a articulação entre os Centros de Línguas da Rede Federal e a elaboração de políticas públicas integradas e estratégias conjuntas de atuação. A próxima edição já foi definida: será realizada em 2027, no Acre.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página