IF Goiano amplia inclusão e capacitação com o Programa Mulheres Mil
Mais de 1200 mulheres foram beneficiadas em cursos FIC desde 2023. Para este ano, foram disponibilizadas 600 novas vagas, com ações em presídios femininos e comunidade LGBTQIAPN+.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) tem reforçado seu compromisso com a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade por meio do Programa Mulheres Mil. Desde agosto de 2023, o Instituto capacitou mais de 1200 participantes e a previsão é que sejam disponibilizadas mais 600 vagas a partir de agosto deste ano.
A capacitação das mulheres é promovida por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) com carga horária mínima de 160 horas. O enfoque na redução das desigualdades de gênero e no reconhecimento dos saberes acumulados por cada participante torna o Mulheres Mil uma política pública essencial para o empoderamento feminino. “Ao favorecer a cidadania plena, o IF Goiano reafirma o papel transformador da educação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma o coordenador do Programa no IF Goiano, Cláudio Virote.
De acordo com a coordenação, as ações da Instituição têm alcançado posição de destaque dentro da Rede de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Em parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás, o Instituto estendeu o alcance da iniciativa a grupos em situações de maior vulnerabilidade. Mulheres privadas de liberdade em presídios femininos contam agora com oportunidades de formação profissional, enquanto ações direcionadas à comunidade LGBTQIAPN+ garantem que a diversidade seja contemplada em todas as etapas do programa.
A coordenação do Programa reforça que, com a expansão das turmas e o fortalecimento de parcerias estratégicas, o IF Goiano segue comprometido em garantir que o Programa Mulheres Mil transforme trajetórias, promova autonomia e consolide o acesso à educação como direito de todas as mulheres.
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais