Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
FORMAÇÃO DOCENTE

IF Goiano participa de audiência pública em defesa do PIBID

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 12 de Agosto de 2025, 23h03 | Última atualização em Quinta, 14 de Agosto de 2025, 12h18 | Acessos: 305

Evento reuniu representantes de diversas instituições de ensino, autoridades e estudantes na Assembleia Legislativa de Goiás; IF Goiano marcou presença com delegações de cinco campi.

Servidores e alunos do IF Goiano marcam presença em audiência pública que debate a valorização e continuidade do PIBID.

 

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) esteve representado na mesa da audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa de Goiás, que debateu a consolidação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como política pública de Estado. A instituição foi representada pela pró-reitora de Ensino, Geísa Boaventura, e pela professora do Campus Rio Verde, Rosenilde Paniago, coordenadora institucional do PIBID no IF Goiano.

O evento reuniu representantes de diversas instituições de ensino do estado, parlamentares, gestores, professores e estudantes. O IF Goiano marcou presença com delegações de alunos e professores de cinco campi – Rio Verde, Ceres, Urutaí, Morrinhos e Iporá, que levaram faixas e cartazes defendendo o reconhecimento e a valorização do PIBID.

Em sua fala, Geísa Boaventura ressaltou que o IF Goiano participa do PIBID desde 2011 e que a defesa do programa está diretamente ligada ao papel da instituição na formação de professores. “O IF Goiano defende o PIBID, sobretudo porque temos identidade institucional e compromisso social. Somos uma rede de educação profissional e tecnológica no país e, por lei, precisamos ter 20% da nossa oferta voltada para cursos de formação de professores. Precisamos formar professores no interior, onde atuamos, pois o IF Goiano tem papel fundamental no desenvolvimento das regiões em que está presente", destaca a pró-reitora. Ela acrescentou que a instituição conta hoje com cerca de 1.500 estudantes nos cursos de licenciatura, cursos que são fundantes para o desenvolvimento das regiões e merecem valorização. 

A coordenadora institucional do PIBID no IF Goiano, Rosenilde Paniago, destacou seu histórico de atuação no programa e a importância da mobilização coletiva. “Eu já estive nessa Casa lutando por esse programa e aqui sigo. Estou no PIBID desde 2011, acredito na formação de professores e pesquiso sobre o tema. Esse programa faz diferença na aprendizagem docente, na escolha da profissão e na redução da evasão nas instituições de ensino”, relata.

Rosenilde apresentou números que comprovam o impacto do PIBID: 396 mil estudantes já foram beneficiados, sendo que atualmente o programa conta com 80 mil bolsistas de iniciação à docência e está presente em 5.800 escolas da rede básica, além de envolver 295 instituições de ensino superior e alcançar 991 municípios brasileiros. Segundo a professora, essa é a segunda audiência que acontece no Brasil com essa pauta, sendo a primeira realizado no Ceará. "Vocês fazem parte desse momento histórico e não imaginam a importância de estar nessa plenária. Vamos lutar para que esse programa seja uma política de Estado”, afirma a coordenadora, reforçando que a audiência pública foi dedicada a dar visibilidade ao programa e promover articulação política. 

O encontro também abriu espaço para que alunos e professores compartilhassem suas experiências. Eles relataram a importância do PIBID em suas vidas, narraram histórias e desafios, destacando como o programa impulsiona sonhos, abre oportunidades e fortalece sua atuação como futuros e atuais docentes.

A audiência pública foi organizada pelos coordenadores institucionais do PIBID de Goiás e pelo ForPIBID da Região Centro-Oeste, com apoio da deputada Bia Lima e participação do vereador Edward Madureira. O debate acontece em um momento decisivo, com o Projeto de Lei 3.970/21 – que transforma o PIBID em política permanente – pautado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Sobre o PIBID - O programa impacta diretamente a formação de futuros professores, proporcionando vivências práticas e experiências inovadoras em sala de aula. Ele fortalece a parceria entre instituições de ensino superior e escolas da educação básica, promovendo a troca de saberes e a melhoria da qualidade educacional. Além disso, o PIBID contribui para a produção de conhecimento científico e pedagógico, formando professores pesquisadores comprometidos com a Educação Pública.

 

Diretoria de Comunicação Social 

registrado em:
Fim do conteúdo da página