Estudantes estrangeiros do IF Goiano realizam viagem cultural a Brasília
Atividade integrou encerramento do curso de Português do Brasil como Língua Adicional e promoveu vivência linguística e cultural.
Estudantes do curso Português do Brasil como Língua Adicional, ofertado pelo Centro de Línguas do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Ceres, participaram de uma viagem cultural a Brasília (DF). A atividade, que foi realizada no início de dezembro, marcou o encerramento do semestre letivo do curso, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), e foi conduzida pela professora São Bernardo.
O roteiro incluiu visita guiada aos principais prédios públicos da capital federal, projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, cuja trajetória e obra foram estudadas ao longo das aulas. A proposta pedagógica buscou articular conteúdos teóricos com a experiência prática, possibilitando aos estudantes o contato direto com a arquitetura modernista brasileira e com espaços simbólicos da história e da cultura nacional.
A turma é composta por estudantes estrangeiros oriundos de países africanos, como Nigéria, Etiópia, Benin e Burundi, além do Haiti, na América Central. Todos concluíram os níveis 1 e 2 do curso básico de português brasileiro e atualmente estão vinculados a programas de mestrado e doutorado em diferentes campi do IF Goiano, por meio do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB).
Além do aspecto cultural, a viagem proporcionou aos participantes a oportunidade de praticar a língua portuguesa em situações reais de comunicação, ampliando a integração social e acadêmica nas cidades onde residem. Para a estudante Batcho Ange-Trifenne, da República do Benin, a experiência foi marcante. “Fiquei impressionada com a arquitetura moderna, os grandes espaços e a organização da cidade. Cada lugar visitado tinha algo especial, e guardo ótimas lembranças desse momento”, relata.
O estudante Muluken Mengist, da Etiópia, também destacou o caráter formativo da atividade. Segundo ele, a visita contribuiu para o aprendizado da língua, para o intercâmbio cultural e para a compreensão da realidade brasileira. “Foi uma ótima oportunidade de conhecer Brasília e o Brasil, interagir com diferentes pessoas e aprender coisas que posso aplicar no meu país de origem”, afirma.
De acordo com a professora Mirelle Amaral de São Bernardo, a atividade conferiu um significado especial ao encerramento do semestre. “Organizar e acompanhar essa viagem foi extremamente significativo, pois permitiu materializar, fora da sala de aula, os conteúdos trabalhados ao longo do curso. Além disso, os estudantes puderam praticar o português em contextos reais de comunicação, tornando o aprendizado mais concreto, significativo e motivador”, destaca a professora.
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