Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Enem

Estudantes comemoram desempenho após cursinho preparatório do IF Goiano

0
0
0
s2sdefault

Campus Posse é a primeira unidade da Instituição a integrar a Rede Nacional de Cursinhos Populares e ofereceu aulas específicas de julho a novembro deste ano.

  • Publicado: Sexta, 19 de Dezembro de 2025, 18h07
  • Última atualização em Sexta, 19 de Dezembro de 2025, 18h22
  • Acessos: 59
O estudante Carlos Eduardo aguarda resultado do Enem para tentar o ingresso em Odontologia. Foto: acervo pessoal
O estudante Carlos Eduardo aguarda resultado do Enem para tentar o ingresso em Odontologia. Foto: acervo pessoal

Estudantes de Posse do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) começam a colher frutos da participação no cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) oferecido pela unidade. A iniciativa faz parte da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), que garante suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes socialmente desfavorecidos ao ensino superior (saiba mais abaixo).

O Campus Posse é a primeira unidade da Instituição a aderir à rede. O Instituto ofereceu a cerca de 40 estudantes do ensino médio integrado da Instituição, e de outras escolas, aulas específicas de julho a novembro deste ano. A participação do IF no CPOP se deu por meio de edital, no qual a unidade do nordeste goiano foi contemplada. Antes disso, o Campus Posse já oferecia aulas específicas para o Enem por meio de projetos de ensino e de extensão.

A iniciativa já está rendendo aprovações em vestibulares. A estudante Thafny Jankielly Cardoso dos Santos, 17, acaba de ser aprovada no curso de Zootecnia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e vai colocar a nota do Enem para outra universidade também quando sair o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). “Adquiri muitos conhecimentos que foram essenciais para a aprovação”, revela a egressa do curso técnico em Agropecuária, otimista com o resultado no exame. “Acho que vou obter um bom resultado”, espera.

O egresso do técnico em Informática Carlos Eduardo Pereira dos Santos, 18, que acaba de concluir o curso, também está na expectativa de uma nota suficiente para a aprovação em Odontologia. “Os resultados do Enem ainda não foram obtidos, mas os conselhos, as dicas e o aprendizado do cursinho vou levar par sempre em tudo o que eu for fazer”, agradece.

Durante o período em que tiveram as 12 horas de aulas específicas por semana, realizadas no período noturno, Thafny, Carlos Eduardo e os demais estudantes receberam o auxílio de 250 reais por mês. O CPOP também ofereceu bolsas a servidores que participaram do programa. Para o coordenador da iniciativa no IF Goiano Jian de Paula Oliveira, houve desafios nesse primeiro ano de oferta do cursinho, mas o saldo é bastante positivo.

 

Saiba mais sobre a Rede Nacional de Cursinhos Populares

 

Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página