Estudantes comemoram desempenho após cursinho preparatório do IF Goiano
Campus Posse é a primeira unidade da Instituição a integrar a Rede Nacional de Cursinhos Populares e ofereceu aulas específicas de julho a novembro deste ano.
Estudantes de Posse do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) começam a colher frutos da participação no cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) oferecido pela unidade. A iniciativa faz parte da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), que garante suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes socialmente desfavorecidos ao ensino superior (saiba mais abaixo).
O Campus Posse é a primeira unidade da Instituição a aderir à rede. O Instituto ofereceu a cerca de 40 estudantes do ensino médio integrado da Instituição, e de outras escolas, aulas específicas de julho a novembro deste ano. A participação do IF no CPOP se deu por meio de edital, no qual a unidade do nordeste goiano foi contemplada. Antes disso, o Campus Posse já oferecia aulas específicas para o Enem por meio de projetos de ensino e de extensão.
A iniciativa já está rendendo aprovações em vestibulares. A estudante Thafny Jankielly Cardoso dos Santos, 17, acaba de ser aprovada no curso de Zootecnia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e vai colocar a nota do Enem para outra universidade também quando sair o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). “Adquiri muitos conhecimentos que foram essenciais para a aprovação”, revela a egressa do curso técnico em Agropecuária, otimista com o resultado no exame. “Acho que vou obter um bom resultado”, espera.
O egresso do técnico em Informática Carlos Eduardo Pereira dos Santos, 18, que acaba de concluir o curso, também está na expectativa de uma nota suficiente para a aprovação em Odontologia. “Os resultados do Enem ainda não foram obtidos, mas os conselhos, as dicas e o aprendizado do cursinho vou levar par sempre em tudo o que eu for fazer”, agradece.
Durante o período em que tiveram as 12 horas de aulas específicas por semana, realizadas no período noturno, Thafny, Carlos Eduardo e os demais estudantes receberam o auxílio de 250 reais por mês. O CPOP também ofereceu bolsas a servidores que participaram do programa. Para o coordenador da iniciativa no IF Goiano Jian de Paula Oliveira, houve desafios nesse primeiro ano de oferta do cursinho, mas o saldo é bastante positivo.
Saiba mais sobre a Rede Nacional de Cursinhos Populares
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais