IF Goiano realiza oferta nacional de curso técnico para auxiliares da educação infantil
Formação é fruto de parceria com o Ministério da Educação e tem carga horária de 800 horas. Curso é ofertado a distância e primeira turma tem mais de 40 mil matriculados.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), marca a abertura do Curso Técnico de Formação de Auxiliar de Docência em Educação Infantil, ação que integra o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec) e visa a qualificação de profissionais que atuam diretamente na educação infantil em todo o país.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foi escolhido pelo Ministério da Educação como parceiro para a oferta nacional do Curso Técnico de Auxiliar de Docência de Educação Infantil, iniciativa voltada à qualificação de profissionais que atuam diretamente na educação infantil nas redes públicas de ensino.
A formação faz parte das ações do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec) e é ofertada na modalidade a distância, com carga horária total de 800 horas e início previsto para fevereiro de 2026. O curso tem como foco o fortalecimento dos processos educativos e o aprimoramento das práticas desenvolvidas no atendimento às crianças na primeira etapa da educação básica.
Acesse a página com informações do curso
Aula Magna marca início da oferta 2026
Como marco inicial da oferta 2026, será realizada a Aula Magna do Curso Técnico de Auxiliar de Docência de Educação Infantil, com o objetivo de acolher e ambientar os cursistas no início da jornada formativa. A Aula Magna será transmitida ao vivo no Canal do Ministério da Educação.
O evento promoverá uma reflexão sobre os desafios e as potencialidades da função de auxiliar de docência, além de reafirmar o compromisso com a valorização e a qualificação técnica dos profissionais que atuam diretamente na Educação Infantil. A proposta também destacou a importância de práticas educativas voltadas à promoção de uma infância plena em direitos e oportunidades.
Para o reitor Elias de Pádua Monteiro, essa formação é uma resposta concreta às demandas da educação infantil no nosso país. "Quando o IF Goiano participa de uma iniciativa como essa, está cumprindo sua missão de fortalecer a educação básica e investir no que há de mais importante: as pessoas. Formar auxiliares de docência é investir diretamente na qualidade das práticas pedagógicas e na garantia dos direitos das nossas crianças desde os primeiros anos de vida", explica.
Formação nacional com execução do IF Goiano
A iniciativa do MEC prevê a formação de mais de 40 mil de profissionais em todo o país, por meio da articulação com instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A participação do IF Goiano reforça o papel da instituição na execução de políticas públicas voltadas à qualificação da educação básica, especialmente na Educação Infantil. O curso é destinado a profissionais indicados pelas secretarias municipais e estaduais de educação, conforme critérios definidos pelo Ministério da Educação.
A oferta é executada pelo Centro de Referência em Ensino e Formação em Rede (CERFOR) do IF Goiano. Para a Diretora do CERFOR, Joseany Rodrigues Cruz, a formação cumpre papel estratégico na qualificação profissional. “A educação a distância possibilita que profissionais em diferentes regiões tenham acesso a formação sólida e contextualizada. Este curso técnico, com foco na educação infantil, vem ao encontro das necessidades atuais das redes públicas e valoriza o trabalho dos cursistas˜, afirma.
Acesse o link da aula Magna:
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais