Instituto realiza capacitação para servidores e comunidade atuarem em bancas de heteroidentificação
Ciclo será on-line e ocorrerá em três momentos distintos. Inscrições estão abertas.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realiza, durante o mês de outubro o Ciclo de Atuação em Bancas de Heteroidentificação. A formação será on-line e voltada aos servidores do Instituto e ao público externo interessado na temática. Ela ocorrerá em três momentos distintos, conforme cronograma (veja abaixo).
As inscrições devem ser realizadas pela internet (link abaixo) e a participação garante certificado aos inscritos. A proposta contribui para a promoção da equidade racial e da correta aplicação da política afirmativa destinada ao acesso de candidatos negros (pretos e pardos) aos processos seletivos.
Os encontros abordarão os fundamentos normativos, os procedimentos adotados pelas instituições públicas, os desafios recorrentes na condução das bancas e as boas práticas necessárias para assegurar segurança jurídica, transparência e equidade no processo avaliativo. As atividades integram a 5ª etapa da capacitação para atuação em bancas de heteroidentificação promovida pelo Instituto.
Confira cronograma:
Primeiro Dia
📅 Quando? 13 de outubro de 2026
⏰ Horário: Das 19h às 21h
📚 Tema do 1º Dia: Cotas raciais - quem é o sujeito de direito?
🖥️meet.google.com/twa-iikv-bwj
Segundo Dia
📅 Quando? 20 de outubro de 2026
⏰ Horário: Das 19 às 21h
📚 Tema do 2º Dia: Da mestiçagem à parditude: identidades raciais, colorismo e cotas
🖥️ Link da videochamada: meet.google.com/sfm-ptrj-qcs
Terceiro Dia
📅 Quando? 27 de outubro de 2026
⏰ Horário: Das 19h às 21h
📚 Tema do 3º Dia: Bancas recursais: fundamentos, análise e elaboração de pareceres.
🖥️ Link da videochamada: meet.google.com/wwk-xwhz-ffe
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais