Campus Hidrolândia realiza formatura de sua primeira turma de Agronomia
O Instituto Federal Goiano Campus Hidrolândia realizou na noite de quinta-feira, 27/3/2025, a solenidade de colação de grau de sua primeira turma de Agronomia, em cerimônia no auditório da Câmara Municipal de Hidrolândia. O evento marcou a conclusão da jornada acadêmica de quinze estudantes, celebrando um marco para o Campus e para a cidade de Hidrolândia.
A cerimônia reuniu autoridades municipais e do IF Goiano, familiares, servidores e professores homenageados. Estiveram presentes na mesa diretiva o Reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, o Diretor Geral do Campus Hidrolândia, Rogério Chaves da Silva, o Coordenador de Ensino do Campus Hidrolândia, André Luiz Araújo Cunha, o Coordenador do Bacharelado em Agronomia, Leonardo de Castro Santos, a madrinha da turma, Lilian Rosana Silva Rabelo, o professor homenageado, Jacson Zuchi, o Gerente de Administração e Planejamento do Campus Hidrolândia, João Gabriel Moreira, que dá nome à primeira turma do curso, além do prefeito de Hidrolândia, José Délio Junior, entre outros convidados.
Em 2013, quando da sanção da Lei Municipal nº 442/2013, em que a Prefeitura Municipal de Hidrolândia fez a doação ao Instituto Federal Goiano da área que viria a ser o Campus Avançado Hidrolândia, um dos compromissos firmados pelo IF Goiano foi a criação de um curso superior, o que ocorreu, em 2019, com a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, cuja turma migrou, em 2020, para o curso de Agronomia, uma formação demandada pela comunidade do município.
O Curso de Bacharelado em Agronomia do Campus Hidrolândia iniciou as atividades em 2020 e foi reconhecido junto ao MEC em 2023, atingindo a nota 4, em uma escalda de 1 até 5, e cadastrado junto ao CREA-GO em 2024. O curso contempla uma série de conhecimentos teóricos e práticos úteis ao desenvolvimento das atividades produtivas, sendo inseridos com o objetivo da formação de profissionais agrônomos com capacidade técnico-científica e responsabilidade social, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizacionais na produção agrícola, vegetal e animal. Ainda, objetiva promover, orientar e administrar a utilização racional e a otimização dos diversos recursos disponíveis que compõem o sistema de produção, conservando o equilíbrio do ambiente, além de planejar, pesquisar e aplicar técnicas, métodos e processos adequados à solução de problemas e à promoção do desenvolvimento agrícola e agropecuário sustentável.
A professora Lilian Rabelo, madrinha da turma, parabenizou e destacou a trajetória acadêmica e pessoal dos formandos, destacou a resiliência da turma que, logo no início das atividades, enfrentou as dificuldades e desafios do afastamento e do ensino remoto. Destacou o início do curso com o auxílio de servidores de outros Campi do IF Goiano e o apoio da gestão do Campus e da prefeitura de Hidrolândia, além de enfatizar que “o êxito do momento desta formatura foi fruto de um esforço coletivo entre o Campus e os formandos”. O professor Leonardo Castro, destacou que a primeira turma do curso de Agronomia deixa um legado no Campus, de toda a trajetória acadêmica dos formandos, demandas para o crescimento e desenvolvimento do curso e os trâmites e atividades para a integralização curricular, que servirão de modelo para as outras turmas. Leonardo agradeceu a confiança dos formandos e das famílias pelo período dedicado com tanto empenho ao curso. Destacou que os formandos já atuam profissionalmente a nível local, regional e nacional. Por fim, mencionou: “Vocês foram, são e farão parte da história deste curso, deste Campus e desta cidade como a primeira turma de um curso superior presencial que se permitiu voar mais longe”.
O diretor geral do Campus Hidrolândia, professor Rogério Chaves, ressaltou a trajetória desafiadora e resiliente dos formandos, reforçando também o papel dos servidores que atuaram para a criação, implantação, estabelecimento e desenvolvimento do curso e das parcerias. "Temos que destacar que o curso de Agronomia se consolidou por meio do apoio de outros Campi do IF Goiano, e do apoio da prefeitura de Hidrolândia. Vamos ressaltar o trabalho dos coordenadores de ensino, coordenadores do curso e servidores que passaram pela trajetória do curso durante estes anos", finalizou.
Ao proferir o discurso em nome dos formandos, a formanda Jennefer de Souza Santos destacou a honra e a responsabilidade de representar a primeira turma de Agronomia de HIdrolândia. "Hoje, com muito orgulho e gratidão às nossas famílias e ao Campus Hidrolândia, podemos dizer que nosso esforço foi recompensado. Essa vitória não é só nossa, é de cada pessoa que acreditou, incentivou e trabalhou para que chegássemos até aqui”, ressaltou. Destacou o papel dos professores, servidores técnico-administrativos e colegas que passaram pelos anos do curso. Dentre estes, Jennefer destacou a atuação, esforço e apoio incansável da professora Lilian Rabelo, primeira coordenadora do curso. Ainda, destacou o apoio, diálogo e presença de João Gabriel Moreira, então diretor geral do Campus, durante grande parte do curso. Ao final, Jennefer, em nome dos formandos também demonstrou gratidão e homenagens, destacando o papel da família, dos amigos, dos ausentes e dos professores.
Encerrando a solenidade, o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro reforçou o empenho e desafios da primeira turma do curso de Agronomia, traçando um paralelo com as dificuldades, desafios e crescimento do Campus Hidrolândia. Com um tom festivo, a formatura terminou com a entrega dos diplomas e momentos de celebração entre formandos, familiares e demais convidados. Receberam a outorga de grau os concluintes:
Ana Tereza de Menezes Souza
Augusto Modesto Pontes Junior
Beatriz Pereira da Silva
Bruna Alves Cardoso
Danielle Lima Santos Ribeiro
Danylo Ferrer Marques
Jennefer de Souza Santos
Joana Souza Santos
Laiany Cristina Barbosa de Sousa
Lamartine de Oliveira Silva
Louis Layne Soares da Silva
Lucas Correia da Costa
Mikaelly Porfirio Lopes
Samara Fortunato da Silva Souza
Sohan Reis Rocha
Assessoria de Comunicação Campus Hidrolândia
Redes Sociais