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Pensando a Educaão

Mesa redonda discute Fundamentos do Modelo Escola Fazenda

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Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2015, 17h29 | Última atualização em Segunda, 14 de Dezembro de 2015, 07h50 | Acessos: 1708

Primeira mesa redonda do III Pensando a Educação em Goiás focou na atualização do currículo dos cursos técnicos em Agropecuária para atender o novo modelo produtivo de agronegócio.

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Primeiro tema discutido no III Pensando a Educação Profissional em Goiás, a mesa redonda "Fundamentos do Modelo Escola Fazenda: sua funcionalidade e resultados ao longo do período COAGRI e posteriores" focou na atualização do currículo dos cursos técnicos em Agropecuária para atender o novo modelo produtivo de agronegócio.

A palestra foi realizada pelo reitor do IF Catarinense, Francisco José Montório Sobral, e teve como debatedores Oscar Lamounier Godofredo Júnior, ex-coordenador Nacional do Ensino Agropecuário (extinta COAGRI), e Sérgio Pedini, do IF Sul de Minas. A mediação da mesa redonda ficou por conta do pró-reitor de Extensão do IF Goiano, Sebastião Nunes da Rosa Filho.

De acordo com o palestrante, as escolas agrotécnicas foram criadas para atender um modelo de agronegócio das décadas de 1970 e 1980. Mas este modelo não é mais reflexo do arranjo produtivo no campo e as escolas devem abraçar outras iniciativas, como a agroecologia, a agricultura familiar e outras formas menos extensivas, mas de extrema relevância na atualidade.

“Obviamente, algumas coisas mudaram, mas não o suficiente. A essência ainda é para um currículo muito voltado a um perfil de qualificação profissional. Hoje temos um desafio: pensar um modelo de agricultura diferente”, diz Sobral.

Segundo Oscar Lamounier, é de extrema importância o resgate histórico da implantação do modelo de Escola-Fazenda. “Esta é a primeira vez que sou chamado para uma discussão deste tipo e estive a frente desta implantação”, comenta.

Para o debatedor Sérgio Pedini, é necessário observar a possibilidade de maior utilização da Pedagogia da Alternância para que o curso técnico em agropecuária possa oferecer uma formação completa. Pedini lembra que em reuniões anteriores com responsáveis pela educação profissional na Austrália, foi detectada a utilização deste modelo com sucesso.

O III Pensando a Educação Profissional em Goiás, que acontece nesta quinta, 10, e sexta-feira, 11, está sendo transmitido ao vivo pela internet no endereço www.transmissaodeeventos.com.br.

Matérias anteriores:

Identidade da Educação Profissional é discutida na abertura do III Pensando

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos

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