Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Biofábrica de Morrinhos é inaugurada com foco em soluções sustentáveis para pequenos produtores

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 27 de Março de 2025, 15h16 | Última atualização em Sexta, 28 de Março de 2025, 12h09 | Acessos: 37

Fapeg investe mais de R$ 8,4 milhões no projeto, que integra o Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio).

imagem sem descrição.

Foi inaugurada nesta quarta-feira (26/03), no Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos, a Unidade de Referência em Bioinsumos (URB) dedicada ao controle de doenças de plantas. O espaço integra o Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio), projeto estratégico que tem como objetivo oferecer soluções tecnológicas inovadoras para o setor agrícola, com foco na agricultura sustentável e no atendimento a pequenos produtores. A iniciativa é apoiada pelo Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), que investiu mais de R$ 8,4 milhões na implantação do Cebio.

A biofábrica sediada em Morrinhos desenvolve pesquisas inovadoras com bioprospecção de fungos antagonistas, bactérias benéficas e bacteriófagos – agentes naturais com potencial antibacteriano. O uso de bacteriófagos, inclusive, representa um avanço inédito no país, já que ainda não há formulações comerciais em solo brasileiro, apenas estudos de base.

“O lançamento desta biofábrica consolida um passo importante rumo à agricultura do futuro, mais inteligente e sustentável. A Fapeg tem orgulho de contribuir para que Goiás lidere essa transformação, apoiando pesquisas de alta qualidade com impacto direto na vida dos pequenos produtores”, afirmou o presidente da Fapeg, Marcos Arriel.

O reitor do Instituto Federal Goiano, Elias de Pádua Monteiro, destacou a relevância da estrutura inaugurada. “A biofábrica representa a possibilidade de ligar a agricultura de ponta ao pequeno produtor. É a ciência se aproximando de quem mais precisa dela, no campo”, afirmou.

Coordenador Executivo da URB Cebio de Morrinhos, o professor Nadson de Carvalho Pontes reforçou o caráter inovador da unidade. “A proposta é atender a região com pesquisa aplicada, tecnologia acessível e soluções adaptadas à nossa realidade. Estamos falando de um avanço que conecta a ciência ao produtor rural de forma concreta.”

Para o pró-reitor de Pesquisa do IF Goiano, Alan Costa, a iniciativa fortalece o papel da instituição na geração de conhecimento e transferência de tecnologia. “Esse projeto nos coloca entre os protagonistas da inovação agrícola no Brasil. A Fapeg foi uma grande parceira para que isso se tornasse realidade.”

Já o coordenador do Cebio em Goiás, Alexandre Ferreira, ressaltou a articulação entre as instituições e o foco estratégico da proposta. “O Centro nasce com uma missão clara: transformar conhecimento em resultados para o campo. E a URB de Morrinhos é peça-chave nesse processo.”

O Cebio é uma ação do Programa Estadual de Bioinsumos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), vinculada ao Programa Nacional de Bioinsumos do Ministério da Agricultura. Além da unidade de Morrinhos, o projeto conta com outras duas URBs – uma em Rio Verde, voltada à promoção do crescimento de plantas, e outra em Urutaí, para o controle biológico de pragas. Também estão previstas Unidades de Transferência de Tecnologia em diversos municípios goianos.

Durante a cerimônia de inauguração, estiveram presentes autoridades locais, vereadores, o prefeito de Morrinhos, Maycllyn Carreiro, e o vice-prefeito, Tiago Mendonça, além de representantes de instituições parceiras.

 

Fonte: Fapeg

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.