Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Encontros de dirigentes com professores e técnicos administrativos marcam reinício das atividades letivas

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 06 de Agosto de 2020, 17h55 | Última atualização em Terça, 11 de Agosto de 2020, 09h44 | Acessos: 835

Equipe gestora faz um balanço das atividades do primeiro semestre civil e apresenta planos para a continuidade e encerramento das atividades letivas de 2020. O prosseguimento do trabalho remoto, incluindo a oferta de disciplinas de forma não presencial, foi um dos assuntos discutidos nos dois encontros. 

Os encontros aconteceram de forma online e reuniram os servidores de cada segmento (professores e técnicos administrativos) com o corpo diretivo do Campus Rio Verde:  o diretor-geral do campus, professor Fabiano Guimarães; os diretores de ensino; de extensão; de administração e planejamento e de pesquisa, pós-graduação e inovação; além dos  gerentes de integração acadêmica e de ambiente e agropecuária. A reunião com os docentes teve a participação do reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro.

De acordo com os dirigentes é consenso no IF Goiano de que o retorno às atividades presenciais no campus só será possível quando a situação de pandemia no país estiver controlada.  “Nós acertamos ao ouvir especialistas para nortear as nossas medidas”, disse o reitor, professor Elias Monteiro. Professor Fabiano Guimarães também apresentou receio de retorno presencial no atual contexto de contaminação no município. O diretor comemora o índice de 67% de disciplinas de cursos técnicos e de graduação ofertadas na modalidade EaD até o atual momento e acredita que com o esforço já mostrado por todos é possível que esse índice avance para os 100%. Segundo ele, todas as disciplinas dos cursos de pós-graduação estão sendo ofertadas a distância e medidas já estão sendo tomadas para que os alunos que necessitem desenvolver suas pesquisas em laboratórios já possam fazer suas atividades em segurança.

Aos professores, o  diretor de ensino, professor Fábio Dyszy, disse que a intenção é concluir o primeiro semestre letivo no mês de outubro, para em seguida dar início ao segundo semestre. Quanto aos formandos, cada caso será analisado, e em relação às disciplinas que necessitem de atividades práticas, poderá haver o congelamento do semestre e revisões nos pré-requisitos de disciplinas de forma a não impactar a continuidade dos estudos.  Em relação ao calendário do 2º semestre letivo, este ainda está em fase de formatação. Uma das propostas é de que ele tenha início em novembro e seja concluído no início de 2021.

 

Balanço semestral

Durante os encontros, os dirigentes apresentaram algumas das ações realizadas por suas respectivas diretorias e gerências durante os 6 primeiros meses do ano e falaram de seus planejamentos para os próximos meses.

A diretora de administração e planejamento, Lucilene Bueno Borges de Almeida, relatou sobre as dificuldades enfrentadas quanto aos ajustes nos procedimentos administrativos, por conta do período pandêmico. Ainda assim, devido ao empenho de todos os servidores e a parceria com as outras diretorias, várias ações foram concretizadas, dentre elas, a recuperação dos ambientes afetados pelos vendavais que ocorreram no ano passado.

Durante reunião com os docentes, Lucilene falou sobre a entrega do bloco de Biologia e início das obras do bloco de Engenharia de Alimentos. Sobre os geradores de energia elétrica, segundo a diretora, faltam apenas alguns ajustes burocráticos para que sejam instalados. Quanto à retomada das atividades presenciais, Lucilene disse aos técnicos administrativos que não há uma previsão, mas explicou que um protocolo de retorno já está sendo preparado, levando em conta todos os critérios de segurança.

 

Ensino, Pesquisa e Extensão

Para os dois segmentos, a diretora de extensão, professora Haihani Silva Passos, apresentou um balanço das ações da Direx nos primeiros meses do ano. Segundo ela, foram necessários vários ajustes no setor para atender a todas as demandas que surgiram por conta do distanciamento social. A criação do projeto WIFI,  para viabilizar apresentações de lives, foi uma das iniciativas citadas. A diretora falou também de todos os trâmites para a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada na modalidade a distância. A produção de álcool em gel e álcool 70% e de sabão, ambos para doação à comunidade, foi uma das ações de grande impacto da Direx nos primeiros meses de 2020.

Segundo a diretora, várias ações estão previstas para serem desenvolvidas ao longo do segundo semestre e citou o processo de seleção de bolsistas do Programa Auxílio Permanência, que ajudará os alunos, em situação de vulnerabilidade social, a custear seus estudos.

As atividades da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação não pararam nesse período de pandemia, segundo o diretor, professor Adriano Jakelaitis. Além das aulas de cursos de mestrados e doutorados, pesquisas continuaram e vários projetos estão sendo viabilizados, como, a implantação de curso de especialização em Segurança Pública e o mestrado profissional na área de Educação. Para esse segundo semestre, alguns laboratórios deverão ter atividades presenciais, para isso, uma comissão está preparando os ambientes para este retorno.

Outro setor que não parou foi a Gerência de Integração Acadêmica, coordenado pela pedagoga Josiane Medeiros. Vários foram as iniciativas, em especial a elaboração de relatórios dos programas de pós-graduação e a produção de manuais de orientação para ensino a distância, além da elaboração do planejamento estratégico institucional.

 

Reestruturação de ambientes e Jardim Botânico

Quem está distante do campus teve a oportunidade de saber um pouco mais de como estão sendo conduzidas as atividades presenciais sob a Gerência de Ambiente e Agropecuária, capitaneada pelo professor Edson Souchie. Segundo ele, vários ambientes foram reestruturados, a exemplo dos setores de ovinocultura e caprinocultura, outros estão com reformas em andamento, como o setor de avicultura.

Lixos e entulhos foram retirados do entorno do campos e aceiros foram feitos em diversos locais para evitar queimadas nesse período de estiagem. Também foi estruturado o processo de irrigação de plantas. Está em fase de consolidação o setor de produção de mudas nativas e arbóreas, que faz parte do Jardim Botânico, que está tendo seu projeto viabilizado por meio de parcerias com a Secretaria do Meio Ambiente, o Ibama e a Rumo Engenharia.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página