24/03/20 - IV Reunião Extraordinária

Publicado: Quarta, 25 de Março de 2020, 14h49 | Última atualização em Quarta, 25 de Março de 2020, 14h49 | Acessos: 1443

IV Reunião Extraordinária

24/03/2020, terça-feira, às 8 horas, por webconferência.

ASSUNTOS DISCUTIDOS

Redução das Unidades Administrativas de Serviços Gerais - UASG

A PROAD realizou explanação referente à Portaria nº 13.623 de 10/12/2019, que se aplica ao poder Executivo do Governo Federal, com prazo de até 120 dias para a adequação, o qual finalizará em 10 de abril de 2020. A Portaria propõe reduzir a quantidade de Unidades Administrativas, almejando a centralização de determinadas atividades, maior economia de escala, união de processos, menores custos, entre outros objetivos.

Como encaminhamentos, ficou acordado pelo Colegiado instituir grupo de trabalho com a criação de portaria para tal finalidade. Os integrantes dessa comissão seriam os Diretores de Administração dos campi e representantes dos cargos equivalentes, que terão as seguintes atribuições: avaliação dos possíveis impactos da Portaria no IF Goiano; manutenção da quantidade de UASG que o Instituto tem hoje e elaboração de proposta de possível redimensionamento das UASG. A PROAD irá realizar reunião com esse grupo para instruí-los do trabalho e disponibilizar um documento modelo para que cada unidade avalie os impactos. Ficou acordado ainda que os Diretores-Gerais avaliem o interesse de manter ou não a UASG de sua unidade.

Contratação de professores substitutos

Ficou acordado pelo Colegiado que os campi irão fazer avaliação das necessidades de contratação de professores substitutos e encaminhar processos para avaliação da DGP, conforme orientações recebidas da Procuradoria Federal, ou seja, na direção que não onere o orçamento/folha com pessoal.

Conselho Superior

Decidiu-se que, para manter um instrumento legal para validar ações do Colégio de Dirigentes e demonstrar transparência dos atos da gestão, será feita a prorrogação do mandato do Conselho Superior que estava vigente, devido à impossibilidade de composição de um “novo conselho”.

Comitê Operativo de Emergência do IF Goiano

PROEN apresentou encaminhamentos da reunião do Colégio de Dirigentes de Ensino sobre a suspensão do calendário acadêmico. Informou que tem analisado permanentemente as condições de cada unidade, por exemplo as condições de acesso dos estudantes à internet, com uso de computadores, entre outras questões.

PROPPI também explanou que realizou reuniões por webconferência junto a seus pares nos campi sobre a interrupção do calendário acadêmico na pós-graduação. Tendo em vista que a metodologia de aulas dos estudantes dessa modalidade de ensino é diferente, solicita-se que sejam mantidas as atividades de maneira remota, inclusive as defesas.

JIFs IF Goiano

O Colegiado optou por aguardar a normalização do cenário social, considerando que vivenciamos agora a pandemia do novo Coronavírus, para depois retomar a discussão e análise sobre o adiamento do evento ou não.

Tal situação também será adotada para a Agro Centro-Oeste Familiar. Por enquanto, pretende-se prorrogar as inscrições de submissão de trabalhos para o Seminário Científico.

OUTROS ASSUNTOS/INFORMES

- Reitor informa sobre o falecimento do servidor professor Rodrigues (maestro) do Campus Ceres, na tarde de ontem.

- A Direção do Polo de Inovação sugere ampliar as ações da Embrapii nos campi, de forma a capitanear esforços junto às unidades, para ampliação de parcerias. Reitor sugere alinhar propostas em conjunto com a PROPPI.

- PROPPI informa sobre a Agência de Inovação do IF Goiano que terá um órgão central junto à pró-reitoria para capilarização de ações, visando uma atuação em rede.

- Direção-Geral de Rio Verde informa sobre Projeto Bioma Cerrado que está acontecendo na área da Inovação.

- Ficou agendada outra reunião do Colegiado para a próxima quinta-feira, 26/03, para reavaliar as ações referentes ao Comitê Operativo de Emergência do IF Goiano.