02/04/20 - VII Reunião Extraordinária

Publicado: Sexta, 03 de Abril de 2020, 13h37 | Última atualização em Sexta, 03 de Abril de 2020, 13h37 | Acessos: 1388

VII REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COLÉGIO DE DIRIGENTES

02/04/2020, quinta-feira, às 8 horas, por webconferência

ASSUNTOS DISCUTIDOS

Oferta de cursos FIC em EaD

PROEX informa de reunião com o Comitê de Extensão do IF Goiano, cuja conclusão foi que os campi irão avaliar e reorganizar o quadro de ofertas dos cursos. A SETEC iniciará a avaliação e a aprovação das propostas recebidas a partir da próxima segunda-feira, de acordo com a chegada das demandas. Reitor sugere que a DGTI seja convidada para a discussão nas próximas reuniões, diante da pauta de oferta de cursos em EaD, a fim de minimizar esforços operacionais relacionados à área.

Calendário Acadêmico

- Diretoria de EaD apresenta a proposta do curso a distância “O uso da EaD para educadores”, a ser ofertado a partir da próxima semana aos servidores. O curso que será totalmente autoinstrucional, possibilitará, ao seu término, que o aluno já baixe o certificado. Tal iniciativa é avaliada como de extrema importância na capacitação do docente no uso das ferramentas tecnológicas como metodologia de ensino.

- Em relação às defesas de TCC, acordou-se que cada unidade irá avaliar a realização de forma remota, visando a continuidade das atividades. Ficou acordada também a possibilidade de manter a oferta dos cursos técnicos em EaD, que já estão em andamento.

- Ascom relata que as informações produzidas pelo IF Goiano sobre o coronavírus (notícias, comunicados, portaria, posts, entre outros), estão todas reunidas em um único local no site – no web banner rotativo. Informa, ainda, que promoverá reunião com os comunicadores do IF Goiano, na sexta-feira (03/04), para alinhamento do fluxo de trabalho referente às ações dos docentes, voltadas para os estudantes nesse período de isolamento social.

- Direção-Geral do Campus Trindade informa sobre projeto de docente relacionado ao desenvolvimento de sistemas para descontaminação e desinfecção, utilizando lâmpadas ultravioletas. Solicita apoio da Ascom para divulgação.

Nomeação de servidores efetivos e contratação de professores substitutos

- DGP apresenta as possibilidades para o atual cenário, os códigos de vagas disponíveis hoje, o impacto orçamentário por campi e por categoria profissional, a projeção de valores para 2020, considerando a despesa com pessoal que o IF Goiano tinha em janeiro deste ano e que não poderá aumentá-la, ou seja, só poderá entrar novo servidor na folha do IF Goiano se sair algum e que seja de cargo equivalente.

Regulamento de Desenvolvimento Profissional dos servidores do IF Goiano

- DGP apresentou os trâmites já percorridos pelo documento internamente e enfatiza alterações realizadas em cada capítulo. Várias sugestões foram mencionadas e foi ressaltado que particularidades serão contempladas nos editais.

A DGP copilará tais sugestões e apresentará na reunião da próxima terça-feira, para nova apreciação do Colegiado.

INFORMES / OUTROS ASSUNTOS

- Reitor informa:

- Sobre edital da SETEC para o encaminhamento de projetos que visam a fabricação de EPIs, passou a ser de fluxo contínuo. Naquela ocasião do lançamento, o Campus Rio Verde tinha um projeto e o encaminhou. Reitor reforça a oportunidade de participação dos campi do IF Goiano, lembrando que é preciso estar atento às exigências de órgãos de controle para o atendimento das normas da Anvisa, por exemplo.

- Sobre o trabalho do Comitê Operativo de Emergência (COE), explica que temos o Comitê de Medidas de Combate ao Coronavírus da Rede Federal, que está discutindo a respeito dos adicionais ocupacionais mencionados na IN 28 e sugere que, antes de tomarmos alguma medida, aguardemos até a próxima segunda-feira, considerando que haverá a discussão nesse Comitê e possivelmente teremos deliberações para os Institutos Federais.

- PRODI informa sobre emendas destinadas e confirmadas para o IF Goiano. Compartilha que, no geral, houve uma pequena redução dos valores em relação a outros estados. Orienta que os campi que receberão as emendas deixem prontos seus projetos para iniciar a execução após passar esse período de pandemia. Reitor solicita que os diretores-gerais liguem para parlamentares reforçando a importância de destiná-las para a Educação.

- PROAD informa que foi liberado o crédito de custeio e investimento para iniciar a execução orçamentária nos campi. A orientação é que com a chegada do recurso, todas as despesas sejam quitadas imediatamente e emitidos os empenhos dos serviços continuados. As emendas individuais foram desbloqueadas e serão encaminhadas para os campi e solicita que sejam executadas imediatamente, pois já temos os recursos. As emedas de bancadas provavelmente irão caminhar na mesma direção e reforça a necessidade de rapidez na execução. Discorre, ainda, sobre as orientações relativas aos contratos terceirizados: os pagamentos dos contratos poderão ser feitos normalmente, deve-se realizar o monitoramento do trabalho, bem como reduzir proporcionalmente o auxílio transporte, considerando os dias em que o funcionário foi trabalhar.

- DGP repassa orientações de como solicitar as FCCs de novos cursos. PROEN informa que é preciso aguardar o início do curso para depois enviar a solicitação para a SETEC.

- As pautas Regulamento de Movimentação dos Servidores do IF Goiano e Plano de Centralização de Compras serão discutidas na próxima reunião.

- Reitor apresentou vídeo produzido para esclarecimento à comunidade acadêmica, sobre as providências adotadas pelo Comitê Operativo de Emergência do IF Goiano (COE/IF Goiano), que posteriormente será divulgado nos canais oficiais de comunicação.