XI REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLÉGIO DE DIRIGENTES
01/09/2020, TERÇA-FEIRA, ÀS 08 HORAS, POR WEBCONFERÊNCIA.
ASSUNTOS DISCUTIDOS
Orientações para o Trabalho Remoto e preenchimento do Relatório Semanal de Atividades
Remotas - Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos
Representante da Coordenação-Geral de Integridade apresentou proposta de trabalho que tem sido realizada em conjunto com a Comissão de Gestão de Integridade. A proposta contempla ações preventivas para aplicação em âmbito institucional, bem como para validação dos trabalhos do ano de 2020. Expôs conceitos sobre o que é Integridade, abordou a respeito das áreas de atuação e do foco do setor no IF Goiano (prevenir, detectar, remediar), com vistas à redução dos riscos de corrupção e prejuízos institucionais.
Revisão do Plano de Integridade do IF Goiano - Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos
Representante da Coordenação-Geral de Integridade apresentou proposta para revisão do Mapa de Gestão de Riscos de Integridade para validação do Colégio de Dirigentes (Codir), a qual foi aceita por unanimidade.
Capacitação sobre Promoção de Integridade nos eventos institucionais e aos Gestores do Comitê - Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos
Representante da Coordenação-Geral de Integridade expôs proposta de trabalho, que contempla capacitação sobre promoção de integridade nos eventos institucionais e a importância da alta administração apoiar. Informou ainda que existe uma comissão trabalhando para elaboração do Código de Ética e Conduta do IF Goiano.
Plano de Ação 2020/2021 – Implantação da Gestão de Riscos no IF Goiano – Processo eletrônico nº 23216.000811.2020-32 - Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos
Representante da Coordenação-Geral de Governança apresentou ao Codir proposta de atualização do Plano de Ação e capacitação para 2020/2021, detalhou as etapas que abarcam tal plano, que incluem reuniões, capacitações e extensão da implantação da Gestão de Riscos aos campi do IF Goiano. O Colegiado aprovou por unanimidade.
Sugestões para avaliação docente durante as aulas remotas
Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) apresentou proposta elaborada em conjunto com a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e, após ampla discussão, o Colegiado sugeriu que a DGP se reúna novamente com a CPPD para avaliar possibilidade de desconsiderar a nota do discente nesse momento de excepcionalidade da pandemia da COVID-19.
Editais de Licença Capacitação
DGP apresentou proposta para oferta de novo edital de licença capacitação, com 18 vagas, e liberações considerando o limite de até 2%, a partir de outubro de 2020. No caso da participação docente no edital, o servidor deverá apresentar documento que comprove a continuidade de suas aulas, sem prejuízo aos estudantes. A proposta foi aprovada pelo Colegiado.
Editais de reembolso para capacitação
DGP rememorou as normativas internas sobre a questão do reembolso para a primeira capacitação (graduação e especialização).
Como encaminhamento, decidiu-se abrir edital com vagas gerais, de acordo com a capacidade financeira de cada unidade para aqueles servidores que não possuem o mesmo nível pretendido. Para os casos de capacitação a critério da Administração, os campi interessados poderão se manifestar à DGP para abertura de editais locais.
Comissão para o Trabalho Remoto
DGP apresentou histórico dos trabalhos realizados pela Comissão para o Trabalho Remoto e trâmites exigidos para o envio ao Ministro de Estado, para implementação do programa em âmbito institucional, no momento em que voltar as atividades normais.
Como desdobramento de tal tópico, será enviado Plano de Trabalho da Comissão para avaliação e autorização do MEC (com possibilidade de trabalho parcial ou remoto em todas unidades); e reformulação da Comissão com inclusão de representantes de alguns campi (por tipologia), bem como recomposição dos membros da Reitoria para elaboração do regulamento, mapeamento das atividades possíveis, sistema de acompanhamento e edital.
Programa de Desenvolvimento de Liderança – PDL
DGP apresentou proposta de Projeto Piloto (carga horária total de 20 horas), para o desenvolvimento de Programa de Desenvolvimento de Liderança no IF Goiano, o qual será iniciado pela gestão (ocupantes de cargo de direção - CD). A proposta obteve aprovação do Codir.
Portaria de delegação de competências
DGP apresentou modelo de gestão do IF Goiano, que se alicerça na autonomia das unidades, descentralização de atividades, delegação de competências; expôs o modelo de trabalho na gestão de pessoas e Portarias de Delegação de Competências vigentes.
DGP discutirá o assunto em reunião somente com os diretores dos campi avançados e Gestão de Pessoas dessas unidades para ajustes das delegações.
Suporte Técnico dos setores de TI em relação às aulas remotas
A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) solicitou ao Codir o apoio de servidores dos setores de TI de suas unidades para auxiliar como suporte técnico aos estudantes durante o período das aulas remotas, semelhante à ação de um help desk, considerando que se detectou a necessidade desse suporte para o retorno rápido, caso haja alguma dificuldade técnica. O Colegiado aprovou a indicação de servidor de cada campi para auxiliar nesse suporte.
Limitação de número de participantes e de gravação de reuniões e aulas pelo Google Meet a partir de 30/09/2020
PROEN alertou sobre a necessidade de verificar contrato vigente, uma vez que o prazo que limita o número de participantes e de gravação de reuniões e aulas pelo Google Meet encerra neste mês. A Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI) apresentou soluções paliativas.
DTI fará levantamento de custos das ferramentas e apresentará posteriormente ao Codir. Reitor também irá verificar junto ao Conif se haverá alguma proposta de solução para a Rede Federal e aguardará reunião do Colégio de Diretores de Ensino.
Informes sobre as aulas à distância
PROEN informa a aprovação do Conselho Superior (CS) referendando o ensino remoto no IF Goiano. Cada unidade precisará organizar o seu respectivo calendário acadêmico. Será emitida portaria regulamentando as atividades.
Edital de recomposição de força de trabalho
Foi instaurada ampla discussão sobre o assunto e, como encaminhamento, por enquanto o IF Goiano não vai aderir e irá aguardar a abertura dos editais de outras instituições para avaliar o cenário.
Reavaliação dos bens imóveis dos campi
Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODI) e Pró-reitoria de Administração (PROAD) solicitaram atenção por parte dos campi para fazerem a reavaliação dos bens imóveis de suas unidades e responder o ofício até o dia 10/09, para posterior encaminhamento aos órgãos de controle. Informaram ainda sobre a importância dessa avaliação.
Plano de Contingência para COVID-19 e Protocolos de Retorno às atividades presenciais do IF Goiano – Processo eletrônico nº 23216.001103.2020-19
PRODI informou que o documento elaborado pela Comissão está na fase de revisão e em seguida passará pela diagramação. Como encaminhamento, orientou-se enviar o documento para conhecimento do Codir para que possam utilizar tal material, caso necessário.
Links de internet institucional: análise custo benefício - adesão à ata da BR Digital x renovação do contrato com a Oi
Representante da DTI apresentou proposta de possível adesão à ata do TRE/GO. DTI providenciará a prorrogação do contrato com a Oi e trabalhará na licitação do IF Goiano paralelamente.
Comissão para elaboração de proposta de Especialização em Gestão Pública
Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) apresentou proposta para a elaboração de uma especialização em Gestão Pública para servidores e relatou que tem um grupo trabalhando nessa proposta para a oferta do curso em módulos a ser realizados de forma não presencial (EaD). Solicitou ainda que os campi que quiserem fazer a indicação de nomes de servidores para compor essa comissão, a Pró-Reitoria estará recebendo e, partindo de tais indicações, será constituída a portaria.
INFORMES GERAIS/OUTROS ASSUNTOS
- Reitor informou sobre reunião que teve na segunda-feira com os representantes da bancada goiana e os reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás (IPES/GO), visando a construção de um manifesto em conjunto em defesa da manutenção do orçamento e destinação de emenda de bancada e individual para a área da Educação. Informou também que está realizando visitas aos deputados para agradecer as emendas e que pretende agendar reunião coletiva com esses deputados e todo o Codir.
- Representante da Diretoria de Comunicação do IF Goiano informou que terá reunião com comunicadores da Instituição na tarde da terça-feira, com a pauta: o alinhamento das atividades do setor de comunicação; definição de uma agenda de reuniões para o segundo semestre e compartilhamento de informes.
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