IV REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLÉGIO DE DIRIGENTES

Publicado: Quarta, 10 de Março de 2021, 16h00 | Última atualização em Quarta, 10 de Março de 2021, 16h00 | Acessos: 1500

09/03/2021, TERÇA-FEIRA, ÀS 08 HORAS, POR WEBCONFERÊNCIA.

ASSUNTOS DISCUTIDOS

Desenvolvimento do aparato correcional no IF Goiano

Reitor informou que, a pedido do servidor, houve mudança na representação da Coordenação-Geral de Integridade do IF Goiano e apresentou o novo ocupante do cargo. O novo representante expôs propostas para o aprimoramento continuo do aparato correcional no Instituto, mostrou o cenário atual da Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar, especialmente a constituída pela Portaria n. 1604, de 14/12/2020; Foram apresentadas propostas para oferecer balizas e parâmetros para melhor eficiência dos atos processuais e atividades administrativas no âmbito dos serviços correcionais do IF Goiano.

Encaminhamentos: Gabinete do reitor enviar Ofício para recomposição da comissão, com a participação de um a três servidores de cada unidade; promover capacitação dos gestores e da comissão antes de iniciar os trabalhos; promover palestras institucionais com vistas ao trabalho preventivo e nas comissões ter sempre um servidor experiente e dois novatos.

Indicação de membro do segmento Engenharia Civil para o Crea-GO

Reitor esclareceu que a indicação anterior feita ao Crea-GO foi para representação de uma área a qual não era a solicitada e desta forma, o nome a ser indicado para representar o IF Goiano junto ao Conselho, foi do servidor do Campus Rio Verde, Felipe Barbosa Silva.

Mudanças nos procedimentos para pagamento das substituições remuneradas

Representante da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) apresentou o fluxo para pagamento das substituições remuneradas, até então executado de forma manual. Com a mudança do Governo Federal, mudou os pré-requisitos onde o atual substituto deve estar cadastrado no SIAPE e que o titular seja “titular da UORG”. Relatou que só será possível pagar substituição remunerada aos titulares e substitutos de UORG; não será permitido pagamento de substituição para assessores do NEPI e servidores em exercício provisório e reforçou que o ideal é que sejam cadastrados substitutos fixos para cada titular.

Avaliação dos serviços de Gestão de Pessoas pela Alta Administração

DGP apresentou a proposta do Plano Estratégico de Gestão de Pessoas (2021-2024), análogo ao PDI e ao PDTIC. O Plano irá requerer etapas como: Preparação - estudo, abrangência, metodologia, formação de equipe, portaria e plano de trabalho; Diagnóstico - avaliação dos serviços pelos gestores e pelos servidores em geral, avaliação de infraestrutura, tecnologia, pessoal, orçamento, capacitação, levantamento de necessidades/projetos; Planejamento - critérios de priorização, definir metas, gerenciar riscos, minuta; Finalização - consulta pública e aprovação nas instâncias.

Funcionamento da Biblioteca

Direção-Geral do Campus Iporá apresentou relato sobre pesquisa realizada pela unidade junto a sua comunidade acadêmica, cujo resultado mostrou a insatisfação por parte dos discentes ao não permitir o uso da biblioteca nesse período de ensino remoto e perguntou como está a situação nas demais unidades. Colegiado relatou muita preocupação em virtude do momento da pandemia, foi sugerido que estejam atentos aos decretos locais e optou-se pela não abertura das bibliotecas.

INFORMES GERAIS/OUTROS ASSUNTOS

- Reitor repassou informações sobre a última reunião do Conif. Fez uma reflexão sobre o momento atual de pandemia e que precisamos aperfeiçoar as plataformas do ensino a distância no IF Goiano. Reconheceu as dificuldades e reforçou a necessidade do desenvolvimento de um trabalho sistêmico entre todas as unidades.

- Representante da Pró-Rreitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi) reforçou solicitação aos campi que ainda não enviaram as informações solicitadas pelo MEC, que enviem o mais breve possível, pois o prazo encerra no dia 11/03.

- Representante da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) informou aos diretores-gerais sobre prazo final de defesa dos servidores do IF Goiano que estão no Dinter em parceria com a UFRRJ, solicitou apoio dos gestores para a flexibilização de carga horária para que possam concluir.

- Direção-Geral do Campus Morrinhos sugeriu para a próxima reunião do Colegiado retomar o assunto sobre aquisição de EPIs para as unidades. Sugestão do Reitor: Aguardar votação do orçamento e na reunião posterior retomar o assunto.

- Representante da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) informou que estão discutindo sobre a criação de nova portaria autorizando a manutenção das atividades não presenciais no primeiro semestre de 2021.

- Representante da Direção-Geral do Campus Campos Belos solicitou que seja reforçada orientação da necessidade do uso de EPIs nas obras.