V Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes

Publicado: Quarta, 24 de Março de 2021, 11h18 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 07h33 | Acessos: 1622

V Reunião Ordinária

23/03/2021, TERÇA-FEIRA, ÀS 08h30, POR WEBCONFERÊNCIA

ASSUNTOS DISCUTIDOS

Minuta de Portaria de autorização para continuidade das aulas e atividades não presenciais para o primeiro semestre letivo de 2021.

Foi publicado uma nova portaria para tratar do tema, que foi discutido conjuntamente pelas Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão. O Pró-reitor de Ensino ressaltou que a portaria conjunta visa dar segurança e estabelecer normas para a manutenção remota das atividades da Instituição no primeiro semestre letivo de 2021.

Planejamento de implantação do SUAP acadêmico

O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional iniciou a discussão sobre a implantação do SUAP Acadêmico contextualizando a organização para consecução desse projeto. O Diretor de TI falou sobre o desenvolvimento colaborativo do projeto e ressaltou a importância do piloto desenvolvido no Campus Iporá. O Coordenador de Sistemas apresentou uma compilação sobre todos os aspectos inerentes à implantação do projeto. Tratou sobre a realidade do sistema atual e como ficará o sistema novo em vários aspectos, além dos benefícios advindos da substituição. Ressaltou também os passos necessários imprescindíveis para a correta funcionalidade do Sistema.

O cronograma de implantação apresentado foi escalonado, com previsão de conclusão integral em 2024. Porém, houve entendimento que esforços deverão ser envidados para uma possível redução desse prazo de acordo com a eficácia da implantação gradual em curso e disponibilidade técnica do campus. Para a manutenção do suporte às atividades do IF Goiano até a conclusão do processo, será realizada a renovação do Qualidata por mais 4 anos. Nessa renovação, foi discutido e houve um levantamento inicial sobre possíveis melhorias a serem solicitadas junto ao Q Acadêmico.

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação relativo ao período de 2021 a 2025 – PDTIC 2021-2025

O Diretor de TI tratou sobre a elaboração do Plano Diretor de TI (PDTIC) 2021-2025, sua necessidade, metodologia de elaboração, relevância e resultados. Sua imprescindibilidade de implantação se faz necessária pelo fato de o IF Goiano fica impossibilitado de fazer qualquer tipo de aquisição em TI caso não tenha seu PDTIC devidamente validado. Foi registrada a necessidade de inclusão de informatização de sistema para implantação da Gestão de Risco no PDTIC. Também foi solicitado que o sistema de Movimentação de Pessoal fosse incluído. O Plano foi aprovado.

Estrutura dos Regimentos Internos dos campi

O Diretor de Gestão de Pessoas apresentou as legislações relativas ao tema e os instrumentos legais que estruturam e dão poderes à criação das respectivas estruturas dentro de cada composição nos campi. O Reitor apresentou o Referencial de Governança, sugerido pelo TCU e adaptado para a realidade do IF Goiano, o mapa estratégico e a composição atual dentro dos regimentos institucionais, que atualmente contam com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e com os Conselhos Técnicos Consultivos (CTC). Foi proposto o fortalecimento e regulamentação dos comitês de área e uma possível estrutura de representação desses comitês. Foi apresentada uma proposta, já prevista no regimento, com a figura do CEPE e suas ramificações e uma segunda proposta, com a supressão desse Comitê de Ensino, Pesquisa e Extensão. Mediante a opção pelo segundo modelo, apresentou-se os impactos e ações necessárias para a implantação dos regimentos de forma prática nos campi. O SUAP não permite a complexidade atual de organogramas com muitas subdivisões e há a necessidade de os organogramas inseridos no sistema e no regimento sejam simplificados. Foram propostas, então, sugestões de diretrizes para a elaboração dos regimentos internos, ainda que exista autonomia da Direção-Geral de cada campus para definição de estrutura a ser implantada: 1) Estrutura enxuta e objetiva; 2) Identidade coletiva e; 3) Regimentos internos por tipologias similares. Foram repassados os instrumentos necessários e fluxos para a elaboração dos regimentos a serem desenvolvidos de forma a simplifica-los e enquadrá-los dentro das exigências legais. A proposta foi aprovada.

Levantamento de demanda de novos códigos de vaga para possível distribuição da SETEC aos Institutos

O Diretor de Gestão de Pessoas informou que a Setec recolheu cargos de docentes nas Universidades para redistribuí-los aos Institutos Federais. Para tanto, foram demonstrados quais os parâmetros exigidos pela Setec para pleitear as eventuais vagas que possam vir a surgir e a forma com que os Diretores-Gerais deverão apresentar seus pedidos e justificativas para essas vagas, mediante planilha a ser compartilhada pela DGP.

Outros assuntos

O Diretor de Campos Belos informou sobre a necessidade de escolha de titular e suplentes do IF Goiano no Fórum da Educação no Campo (ForCampo). Foram indicados os Diretores-Gerais Cleiton Sousa , Fabiano Arantes e Fabiano Guimarães.