X REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLÉGIO DE DIRIGENTES
X REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLÉGIO DE DIRIGENTES
01/06/2021, TERÇA-FEIRA, ÀS 8h, POR WEBCONFERÊNCIA.
ASSUNTOS DISCUTIDOS
Antes de iniciar a pauta da reunião, o Colégio de Dirigentes prestou uma homenagem ao professor Vicente Pereira de Almeida, ex-reitor do IF Goiano. Momento em que os participantes manifestaram o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por ele ao longo dos anos para a Instituição e para a Rede Federal.
Proposta de Portaria para prorrogação das atividades acadêmicas não presenciais até o final do ano letivo de 2021
Representantes da Pró-reitoria de Ensino e da presidência do Grupo de Trabalho (GT) criado para realizar estudos relativos à área de Ensino nesse momento de pandemia apresentaram proposta para reavaliar os efeitos da Portaria IF Goiano n. 289/2021 para o segundo semestre letivo de 2021.
Encaminhamentos: campi empenhar todas as despesas relativas a serviços essenciais a fim de avaliar o cenário orçamentário de cada unidade; os campi que ainda não fizeram o levantamento de suas despesas para até o final de 2021, elaborar esse estudo e encaminhar para avaliação do reitor e da Pró-reitoria de Administração; criar o GT de Gestão de Pessoas para promover a discussão em relação a uma possível data de retorno seguro das atividades presenciais por parte dos servidores; solicitar ao GT de Ensino a realização de um estudo quanto à prorrogação da Portaria das atividades acadêmicas não presenciais até o final do ano letivo de 2021; marcar reunião extraordinária com o Colégio de Dirigentes para a próxima terça-feira para continuidade da discussão a partir dos levantamentos realizados pelos dois GTs.
Turma especial de mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Representante da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) relatou sobre tratativas que estão ocorrendo junto à UFRRJ para ofertar nova turma do mestrado acadêmico em Educação Agrícola a servidores do IF Goiano (30 vagas), com previsão de início no segundo semestre de 2021. Ressaltou que foi possível negociar uma redução no valor total para R$ 420 mil reais podendo ser divididos em 3 parcelas. Cada unidade arcará com o custo por servidor do seu campus. Encaminhamento: direção-geral dos campi irá avaliar possibilidade orçamentária junto a suas unidades e dar retorno na próxima reunião.
Ajustes no Plano de Transformação Digital do IF Goiano
Representante da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) apresentou as adequações que, dentro do escopo do projeto de transformação digital da Rede Federal. Em vários fóruns e momentos de discussões sobre o tema transformação digital foi identificado um conflito de entendimento sobre quais serviços deveriam disponibilizar à comunidade por meio do canal digital Gov.br. A partir dessas discussões em Rede, ocorreu a remoção e inserção de algumas informações. Explicou que tais ajustes precisam passar pela avaliação do Comitê Gestor do IF Goiano, bem como obter sua aprovação para posterior encaminhamento. O Colegiado concordou com a proposta apresentada.
Eleição da Comissão Própria de Avaliação - CPA
Representante da comissão da CPA do IF Goiano apresentou brevemente o trabalho da Comissão, sua importância para a Instituição, como deve ser a composição (02 docentes, 02 técnicos administrativos, 02 discentes e 02 membros da comunidade externa), proposta de calendário para a execução do edital 01/2021, com período de inscrição de 02 a 09/06/2021 e a votação acontecer no dia 22/06. Foi solicitado aos gestores que façam a sensibilização junto às suas comunidades internas para incentivar a participação espontânea no pleito.
Regulamento para formulação e oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada no Instituto Federal Goiano - processo eletrônico 23216.000221.2021-91
Representantes da Pró-reitoria de Extensão (Proex) expuseram a necessidade de fazer a revisão do Regulamento para formulação e oferta de cursos FIC em razão da necessidade de se adequar o documento às novas condições, sobretudo no que diz respeito a questões relacionadas a EaD. Apresentaram a metodologia utilizada na atualização do documento, as etapas percorridas e contribuições recebidas. Encaminhamento: Colegiado não apresentou questionamento e aprovou o prosseguimento dos trâmites.
Regulamento das Empresas Juniores no âmbito do Instituto Federal Goiano – processo eletrônico 23216.001684.2020-99
Representantes da Proex expuseram sobre a minuta de revisão do documento que tem o objetivo de readequá-lo às normas vigentes e aprimorar suas diretrizes para melhor atendimento às necessidades institucionais. Foi apresentada a metodologia que a comissão utilizou como referência para subsidiar a discussão, a base legal existente (Lei n. 13.267, de 06/04/2016), as experiências profissionais dos membros na implantação e operação de empresas juniores, documentos internos, condições operacionais e as experiências de outros Institutos Federais. Dúvidas foram sanadas e sugestões do Colegiado serão encaminhadas à comissão para ajustes.
Política de Governança, Gestão de Riscos, Controles Internos e Integridade – processo eletrônico 23216.000065.2021-68
Representante da Coordenação-geral do Escritório de Projetos e Processos apresentou as motivações e objetivos da revisão da Política de Gestão de Riscos do IF Goiano, elaboração da Política de Governança do IF Goiano, unificação das diretrizes dos temas correlatos (governança, gestão de riscos, controles internos e integridade) em único documento. Ressaltou que, com esse trabalho espera-se estabelecer um direcionamento estratégico para cada eixo temático na instituição: governança, gestão de riscos, controles internos e integridade. Colegiado não apresentou questionamentos e concordou com o prosseguimento dos trâmites.
INFORMES GERAIS/OUTROS ASSUNTOS
- Representante da Proex informou que foram publicados 04 editais que impactarão positivamente nas ações de extensão e inovação do IF Goiano.
- Direção-geral do Campus Posse informou que estão aguardando a documentação completa para dar continuidade à licitação de materiais de expediente.
- Direção-geral do Campus Ceres agradeceu a presença dos membros do Colégio de Dirigentes que puderam comparecer durante a visita do ministro da Educação a unidade, ocorrida na tarde de segunda-feira, dia 31/05, se desculpou pelos atrasos ocasionados pela comitiva.
- Direção-geral do Campus Trindade solicitou à Proppi que envie ofício aos campi detalhando as possíveis despesas relacionadas à oferta do mestrado acadêmico em Educação Agrícola.
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