Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Núcleo de Ciência, Arte e Cultura oferece aulas de Capoeira Livre e Adaptada

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 24 de Março de 2025, 10h51 | Última atualização em Terça, 25 de Março de 2025, 18h38 | Acessos: 33

A iniciativa conta com parceria da Secretaria de Cultura e estará sob o comando do professor Márcio do "Grupo de Capoeira Mandou Chamar". Aulas totalmente gratuitas.

A Capoeira Adaptada é voltada para pessoas com mobilidade reduzida.

As inscrições para CAPOEIRA LIVRE devem ser feitas nas segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 19h30, no Auditório da Direx.

As inscrições para CAPOEIRA ADAPTADA devem ser feitas às terças-feiras, das 17h30 às 19h30, no Ginásio de Esportes.

 

Sobre a capoeira:

A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que envolve elementos de dança, arte marcial, música, jogo e religiosidade. O surgimento da expressão foi protagonizado pelos negros escravizados como forma de resistência à opressão dos senhores e de preservação de suas identidades culturais. A roda, os instrumentos musicais, o canto e os movimentos corporais compõem a performance em capoeira.

Começou a ser praticada no Brasil Colônia, durante o período da escravidão no Brasil. Os protagonistas dessa prática foram os negros escravizados, que criaram a capoeira como mecanismo de autodefesa e preservação de suas identidades culturais. Pesquisadores apontam que o início da expressão se deu no período de formação dos quilombos, comunidades de escravizados que fugiam das violências a que eram submetidos. É composta pela roda de praticantes e tocadores, os instrumentos, os cantos e os movimentos corporais.

O termo capoeira significa “o mato que nasce depois do desmatamento”. O nome está relacionado à forma como se dava a prática em seu início, realizada nas regiões de mato. O surgimento da expressão ocorreu na zona rural, e somente depois ela chegou aos espaços urbanos.

Informações disponíveis em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/capoeira.htm

A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008 e em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.