Convênios e Parcerias

Publicado: Segunda, 18 de Mai de 2020, 10h45 | Última atualização em Segunda, 18 de Mai de 2020, 10h45 | Acessos: 1715

O IF Goiano através da PROEX e das Diretorias de Extensão ou equivalentes nos campi, realiza convênios com órgãos públicos, autarquias e empresas privadas para realização de atividades de interesse comum dos participantes, a fim de atender demandas de estágio e de outras ações e propostas de extensão.

De 2016 a 2019 foram formalizados 162 termos de convênios, dentre os quais destacam-se:

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa

Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte - SEDUCE Goiás

Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – IF Sul de Minas

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Universidade Federal de Goiás – UFG

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás – CREA/GO

Raízen Combustiveis

Raízen Energia

Núcleo Brasileiro de Estágio Ltda. – NUBE

Centro de Desenvolvimento Profissional – CEDEP

Ministério da Defesa/Exército Brasileiro

Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás

A coordenação de estágio acompanha o desenvolvimento de parcerias pela gestão central e pelas Diretorias de Extensão ou equivalentes dos campi.

Principais metas

As principais metas dos programas, projetos, cursos e demais ações de extensão estão estabelecidas nos Regulamentos de cada um, conforme apresentado acima. No ano de 2019, o Plano de Metas da Pró-Reitoria de Extensão foi desenvolvido com base nos indicadores estabelecidos no PDI 2019-2023. Em relação à oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada –FIC, essa meta está apresentada no plano de oferta de cursos e vagas no próprio PDI.

Principais metas a serem atingidas com de seus programas, projetos e ações.

As principais metas estão estabelecidas nos Regulamentos da Extensão publicados no site do IF Goiano e no objetivo estratégico do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2011-2023)

Indicador 1 - Número de alunos participantes em Ações de Extensão ( Total de alunos participantes em ações de extensão em relação ao total de alunos matriculados). A meta prevista para 2019 era de 5% de alunos participantes em Ações de Extensão. Essa meta foi alcançada considerando que 741 alunos participaram dessas ações de um total de 14.858 alunos matriculados no IF Goiano nesse ano.

Indicador 2 - Ações de Extensão envolvendo populações de risco (Total de Ações de Extensão que atendem populações em situação de risco em relação ao total de Ações de Extensão) A meta prevista para 2019 era de 4% de Ações de Extensão atendendo população em situação de risco. Considerando o registro do público beneficiário em cada uma das ações como "Grupo Populacional Vulnerável" chega-se ao percentual de 3% do total de ações atendendo populações em situação de risco. Vale ressaltar que essa categoria pode não ter sido registrada em todos as ações, o que será enfatizado nos próximos editais.

Indicadores de resultado e impacto, quando existentes, relativos a seus programas, projetos e ações

Os indicadores da Extensão são estabelecidos de maneira geral, ou seja, englobando todas as ações de extensão no Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI e  divulgados no Relatório de Gestão Anual, conforme tabela acima.

Indicadores de resultado e impacto - os indicadores, sempre que existentes, devem ser apontados junto das ações e programas

A PROEX vem consolidando o registro das Ações de Extensão em Sistema próprio - Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) de submissão e acompanhamento dos programas, projetos, cursos e eventos desenvolvidos.

A implementação dessa ferramenta de gestão permitiu que as diferentes ações de extensão pudessem ser monitoradas e avaliadas em tempo real, além da possibilidade de mapeamento dos resultados no que diz respeito aos Indicadores da Extensão.

No entanto, não há indicadores de resultado ou impacto descritos separadamente para os Programas, Projetos e Ações de Extensão. Os resultados e impactos de cada ação desenvolvida é descrito, em alguns casos, quantitativamente, mas também de maneira qualitativa conforme descrição em cada item.

Com o objetivo de qualificar o impacto social das Ações de Extensão no ano de 2019, a PROEX também publicou um Edital de Busca Ativa a fim de mapear as demandas regionais e permitir um planejamento mais focado no diálogo com a comunidade externa, em diferentes áreas do conhecimento e setores produtivos.