AGRONEGÓCIO

IF Goiano impulsiona inovação agrícola e fortalece parcerias em Cristalina-GO

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 18h02 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2024, 10h58 | Acessos: 182

Evento no Campus Cristalina recebeu autoridades e discutiu sobre o trabalho da instituição alinhado com o arranjo produtivo local para a promoção do desenvolvimento sustentável do município.

Foto: Rafael Araújo/CONIF

Com o objetivo de promover o desenvolvimento regional, fortalecer parcerias e evidenciar o compromisso do Instituto Federal Goiano com a sustentabilidade e a inovação tecnológica na agricultura, o Instituto Federal Goiano Campus Cristalina, em parceria com a Assessoria Internacional da instituição, realizou, na manhã de ontem, 10, o evento "Inovação e Irrigação no Agronegócio: explorando tecnologias e práticas sustentáveis". Na oportunidade, estiveram presentes representantes do CONIF, UNESCO, do governo do Estado e município, agências de fomento, fundações de apoio à pesquisa e representantes locais do setor produtivo.

O evento contou com a presença da Delegação dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP), composta, na ocasião, por gestores da Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné-Bissau. Os representantes dos países africanos vieram ao Brasil para participar de uma extensa agenda que inclui visitas técnicas a campi dos Institutos Federais, visando o fortalecimento de laços estratégicos e o compartilhamento de conhecimento e experiências.

O diretor do Campus Cristalina, Eduardo Vasconcelos, falou do potencial agrícola da região e a capacidade de transformação social dos institutos federais. Representando o reitor do IF Goiano, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Costa, ressaltou a importância do evento e das discussões sobre inovação e o papel da instituição envolvendo comunidade, produção de ciência e pesquisa e infraestrutura. "Podemos constatar, e mostrar aos nossos colegas africanos, que a pesquisa e a inovação estão inseridas em todos os níveis de formação verticalizada dos nossos estudantes", destaca. Alan agradeceu a parceria do governo no evento, com representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Governo de Goiás (Secti) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa). Também agradeceu a presença e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), entidade de importante atuação junto ao IF Goiano.

Foram apresentados dados sobre o município de Cristalina, perspectivas, desafios e projetos ligados à tecnologia, educação e arranjos produtivos locais. Representantes dos grupos de estudos do IF Goiano - GBio e Gota - e do Centro de Excelência em Bioensumos (Cebio), também apresentaram atividades ligadas ao tema e os resultados que têm sido encontrados. Iniciativas como o Projeto Ametista e o Projeto Quartzo do Campus Cristalina também foram evidenciadas, mostrando ações do IF Goiano em prol do desenvolvimento do município.

Delegação dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) junto a representantes do CONIF, UNESCO, do governo do Estado e município, agências de fomento, fundações de apoio à pesquisa e representantes locais do setor produtivo

A programação seguiu durante a tarde com uma visita técnica a sistemas de cultivos da região, visando proporcionar uma percepção do potencial produtivo, diversidade de cultivos e uso de tecnologias sustentáveis na produção de alimentos em Cristalina, principalmente as tecnologias ligadas à irrigação. Foram visitadas as fazendas São Pedro (Alho e Cebola), Fazenda Nacional (Café), Fazenda Figueiredo (Leite e Grãos), propriedades que possuem acordo de cooperação com o IF Goiano e recebem alunos, estagiários e pesquisadores de várias áreas para atuarem em diferentes frentes de trabalho.

Para o proprietário da Fazenda Figueiredo, Luiz Figueiredo, ser parceiro do IF Goiano é uma estratégia importante, tanto pela visibilidade que a instituição proporciona quanto pela oportunidade de receber pesquisadores e estagiários na propriedade. "É importante para nós ter aqui dentro representantes de uma instituição que faz pesquisa e pode contribuir muito com nosso trabalho", relata Figueiredo. Ele também reforçou as potencialidades do município. "Nem todo lugar e nem toda instituição de ensino têm o privilégio que temos aqui em Cristalina. Não só os empresários, mas também os alunos são beneficiados com a riqueza da região". O diretor do Campus Cristalina, Eduardo Vasconcelos, agradeceu aos empresários pela parceria e acolhida e destacou a relevância do evento. "Oportunidades como essa visita técnica possibilitam conhecer nossas práticas enquanto instituição e nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica na agricultura", finaliza.

Visita técnica à Fazenda Figueiredo, parceira do IF Goiano

Diretoria de Comunicação Social - com alteração de informações