ORGULHO

Professor do Campus Urutaí vence Prêmio Jabuti Acadêmico

Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2024, 11h04 | Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2024, 15h52 | Acessos: 233

Honraria é o mais tradicional reconhecimento literário do país e recebeu quase 2 mil obras inscritas na primeira edição da versão acadêmica. Cerimônia foi realizada na noite de terça-feira, 6, em São Paulo.

Pesquisador foi premiado pela obra "Estatística Decodificada", voltada a estudantes de graduação e pós-graduação. Foto: acervo pessoal

O professor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Urutaí Anderson Silva recebeu na noite de terça-feira, 6, em São Paulo, o Prêmio Jabuti. Trata-se do mais tradicional prêmio literário do país, realizado há 66 anos pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

A honraria celebra autores, autores, editores, ilustradores, tradutores, gráficos e livreiros, ou seja, profissionais que atuam com a literatura e a produção de livros no Brasil. Anderson foi premiado com o Jabuti Acadêmico, pela obra “Estatística Decodificada”, material paradidático voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores das ciências da vida.

Esta é a primeira edição da versão acadêmica do prêmio, que tem apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e recebeu 1.953 obras inscritas. O objetivo é valorizar e incentivar a excelência na produção acadêmica nacional, buscando reconhecer contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural do país.

Reconhecimento, aliás, é o principal sentimento descrito pelo vencedor do Instituto. “É pura emoção, me sinto abençoado e grato, principalmente pelas pessoas que me ajudaram direta ou indiretamente, inclusive do IF Goiano, nome que eu tenho muito orgulho de levar comigo”, comemora Anderson, que se sobressaiu entre os outros quatro finalistas na categoria em que concorreu.

Curiosidade - Quando o Prêmio Jabuti foi criado, o Brasil passava por um momento cultural e político influenciado pelo modernismo e nacionalismo, voltado para a valorização da cultura popular brasileira e de suas raízes indígenas e africanas. Nesse período, os artistas e escritores valorizavam as figuras míticas, carregadas de sabedoria e experiência de vida, típicas da cultura popular brasileira. Assim, a CBL escolheu a figura do jabuti para representar o prêmio, em alusão à emblemática tartaruga presente na obra de Monteiro Lobato.

Saiba mais sobre o Jabuti Acadêmico

Assista à cerimônia de premiação

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: