ESTUDANTE

IF Goiano lança curso gratuito e on-line de redação para o Enem

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2024, 09h55 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2024, 10h09 | Acessos: 742

Capacitação é aberta à comunidade e certificada pela Instituição. Inscrições abrem a partir de quarta-feira, 23.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) acaba de lançar um novo curso rápido na modalidade a distância. A capacitação on-line Redação Trilha Enem: a caminho da aprovação está disponível de graça para todos aqueles que querem se preparar para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que se aproxima, além de outros vestibulares e até para concursos públicos. As inscrições abrem a partir de quarta-feira, 23 e podem ser feitas pela internet (link abaixo).

O objetivo principal é desenvolver competências e habilidades necessárias para a produção de um texto dissertativo-argumentativo. O curso é aberto, ou seja, qualquer pessoa interessada pode se inscrever sem processo seletivo, e estudar do jeito, na hora e local que quiser. Ao finalizar a capacitação, o aluno recebe um certificado do IF Goiano, desde que tenha, no mínimo, 60% de aproveitamento.

O curso de redação tem duração de 60 horas e é composto por cinco módulos (detalhes abaixo). “A capacitação é uma ferramenta poderosa de democratização ao conhecimento, uma vez que permite a estudantes de diferentes realidades sociais a oportunidade de aprimorar habilidades de escrita para o sucesso no Enem”, explica a coordenadora do Centro de Referência em Ensino e Formação em Rede do Instituto, Joseany Rodrigues Cruz.

Além do curso de Redação, o IF Goiano tem hoje disponíveis outros dez cursos rápidos e abertos à comunidade, como Matemática Básica: Funções; Gravação de Videoaulas; Práticas Educativas para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas; Produção Artesanal de Cervejas, entre outros. Interessados podem acessar a plataforma de cursos massivos do IF Goiano (link abaixo).

Curso Redação Trilha Enem: a caminho da aprovação

Modalidade: a distância

Inscrições: a partir de 23/10/24, pelo site mooc.ifgoiano.edu.br

Valor: gratuito

Duração: 60 horas

Conteúdo:

Módulo I: Gêneros e tipos textuais e suas classificações

Neste módulo serão trabalhados os tipos e gêneros textuais, suas classificações e exemplos, com o objetivo de identificar os tipos de textos na redação para uma melhor compreensão de como aplicar esses conceitos na produção textual.

Módulo II: Conceitos sobre a estrutura do texto dissertativo e argumentativo.

Neste módulo serão abordados conceitos do texto dissertativo-argumentativo, apresentando sua estrutura, características, macro e microestrutura textual, além de tratar da construção do projeto de texto e compreensão de um tema.

Módulo III: Mecanismos estruturais de coesão e coerência textual. Principais “erros” na construção do texto dissertativo-argumentativo

Aqui serão trabalhados os mecanismos de coesão e coerência, suas classificações e exemplos com o objetivo de aprender conectar partes do texto na produção textual. Também serão apresentados os principais erros gramaticais na produção textual.

Módulo IV: As cinco competências cobradas no Enem.

Neste módulo serão discutidas as cinco competências que a avaliação do Enem cobra da produção textual (texto dissertativo-argumentativo) e também as especificidades de cada uma dessas competências.

Módulo V: Repertórios socioculturais e os principais erros na construção do texto dissertativo-argumentativo.

Neste último módulo será abordado o repertório sociocultural com o intuito de identificar acontecimentos relevantes, eixos temáticos importantes, teóricos e intelectuais, obras literárias, filmes, séries e documentários que podem ser utilizados no Enem. Também será orientado como utilizar esses mecanismos de forma adequada e ss principais “erros” na construção textual, como concordância verbal e nominal incorretas; pontuação inadequada; acentuação gráfica; uso incorreto da crase; erros de ortografia; erros de coesão e coerência e uso do título.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: