Divulgado edital de pós em Bioinsumos
Curso é gratuito, com 150 vagas em nove cidades diferentes.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) torna público edital do Programa de Pós-Graduação em Bioinsumos. Esta é a primeira especialização lato sensu do Brasil oferecida de forma gratuita para a formação de pessoal na área e o segundo processo seletivo realizado pela Instituição. As inscrições estarão abertas a partir de 17 de fevereiro e poderão ser feitas pela internet, na página do processo seletivo (veja abaixo).
Ao todo são 150 vagas disponíveis, divididas entre Campos Belos, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Iporá, Morrinhos, Posse, Rio Verde e Urutaí. Podem concorrer egressos de quaisquer cursos superiores, preferencialmente das Ciências Agrárias ou Biologia. A seleção se dará pela análise curricular, conforme os termos previstos no edital.
O curso terá duração de 18 meses, com aulas teóricas em ambiente virtual e práticas presenciais. A publicação do resultado final está prevista para ser feita no dia 22 de abril, quando também serão disponibilizadas as datas e orientações de matrícula, bem como o calendário de aulas.
O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Bioinsumos do IF Goiano está vinculado ao Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio). Este centro, liderado pelo IF Goiano em parceria com as universidades Estadual de Goiás (UEG), e federais de Catalão (UFCAT) e de Goiás (UFG), gera ações e resultados no âmbito dos bioinsumos em território goiano.
O centro é uma ação ligada ao Programa Estadual de Bioinsumos, instituído pelo Governo de Goiás em 2021 e coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). O Cebio é composto por três Unidades de Referência em Bioinsumos (URBs) onde são realizadas as pesquisas e a inovação na área: URB Promotores do crescimento de plantas (Rio Verde); URB Controle biológico de pragas agrícolas (Urutaí); e URB Controle de doenças de plantas (Morrinhos).
Além das URBs, existem as Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs), em unidades onde o IF Goiano oferece a especialização em Bioinsumos. Além da formação de pessoal especializado, as UTTs têm como responsabilidade a prospecção de soluções a partir das demandas locais e o mapeamento de parcerias estratégicas.
Confira página do Processo Seletivo
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais