Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Governança

IF Goiano dá posse a novos membros do Conselho Superior

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sábado, 25 de Janeiro de 2025, 08h03 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2025, 09h56 | Acessos: 275

Cerimônia simbólica é marcada por homenagens, esclarecimentos sobre o funcionamento do colegiado e protagonismo feminino

Novos membros atuarão durante 2025 e 2026. Mulheres eleitas passam de seis para 13 na nova composição
Novos membros atuarão durante 2025 e 2026. Mulheres eleitas passam de seis para 13 na nova composição

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou na sexta-feira, 24, a posse simbólica dos novos membros do seu Conselho Superior (Consup), em cerimônia na Reitoria, em Goiânia, com transmissão on-line ao vivo para a comunidade. O colegiado é o órgão máximo da Instituição, de caráter consultivo e deliberativo, que aprova as diretrizes para sua atuação e zela pelas políticas educacionais.

Os novos representantes do Consup atuarão no biênio 2025 e 2026, após o dia 29 de janeiro de 2025, quando se encerra o mandato da composição anterior. Grande parte dos conselheiros foi escolhida por meio de eleições (relembre resultado abaixo), realizadas no final de 2024 por meio de um sistema interno de administração, o Suap.

Nessa ocasião, a comunidade escolar elegeu representantes dos professores, técnicos administrativos e estudantes. Entretanto, o Consup também é composto por membros da sociedade civil, do Ministério da Educação (MEC), da alta gestão (Colégio de Dirigentes) e egressos, ou seja, ex-alunos, todos anunciados durante a cerimônia de posse.

O reitor da Instituição e presidente do Consup, Elias Monteiro, explicou aos participantes como se dá o funcionamento do colegiado. Ao longo deste ano serão seis reuniões ordinárias, com proposta de calendário já definida e aprovada e, eventualmente, encontros extraordinários, para tratar de pautas urgentes. A primeira reunião ordinária está prevista para 27 de fevereiro.

Câmaras - Durante o evento, os novos membros também manifestaram interesse nas câmaras consultivas que pretendem participar. Essas câmaras têm o objetivo de agilizar e aprofundar a análise das pautas. Tratam-se de instâncias temáticas cujos membros analisam e emitem pareceres prévios sobre a documentação que irá para votação.

Atualmente existem cinco câmaras: Administração e Desenvolvimento Institucional; Ensino e Assuntos Estudantis; Extensão; Gestão de Pessoas e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Cada matéria avaliada pelas câmaras tem seu relator para apresentá-la aos membros do Consup durante as reuniões. Na opinião de Elias e da pró-reitora de Ensino, Geísa Boaventura – que detalhou sobre o assunto aos presentes na cerimônia -, o trabalho dessas instâncias tem dado dinamismo ao processo.

Os gestores e, também, membros do colegiado na composição anterior – homenageados com certificados - enfatizaram a responsabilidade que um representante do Consup carrega. “O impacto das ações deliberadas vai refletir por anos, talvez décadas, portanto são necessários participação efetiva e compromisso com nosso papel que é a transformação das pessoas por meio do processo formativo”, explicou Elias. Ele lembrou, ainda, da necessidade de os representantes, sobretudo os eleitos pela comunidade escolar, consultarem previamente seus respectivos segmentos sobre os documentos que serão deliberados, a fim de garantir uma efetiva representatividade.

Mulheres – A formação do novo Conselho Superior do IF Goiano é marcada por uma mudança histórica: o aumento da presença feminina no colegiado por meio das eleições, que passa de seis para 13 representantes mulheres nesse novo biênio, entre titulares e suplentes, de um total de 24 cadeiras. Essa transformação foi possível em função da organização de servidoras e estudantes dispostas a promover equidade e inclusão por meio da ocupação de vagas nas instâncias decisórias. “A presença das mulheres é fundamental para construirmos uma Instituição mais representativa”, defendeu a docente Rosenilde Paniago, membro do Consup no biênio passado e reeleita para a atual composição.

 

Saiba mais sobre o Conselho Superior

 

Resultado da eleição do Consup

 

Diretoria de Comunicação Social

Republicada com correção de informações

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página