Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Extensão

Setec visita polos do Mulheres Mil no IF Goiano

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 24 de Outubro de 2025, 19h01 | Última atualização em Quinta, 30 de Outubro de 2025, 09h16 | Acessos: 620

Iniciativa integra uma pesquisa realizada junto aos Institutos Federais e Secretarias Estaduais de Educação que ofertam o Programa no país. IF Goiano foi a instituição selecionada para representar o estado de Goiás na ação.

Aula Inaugural do curso de Produtora de Frutas e Hortaliças Processadas pelo Uso do Calor, ofertado no presídio feminino de Orizona
imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano recebeu, na última semana, a visita técnica da Secretaria de Educação Profissional e tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). A iniciativa integra uma pesquisa realizada junto aos Institutos Federais e Secretarias Estaduais de Educação que ofertam o Programa Mulheres Mil. O IF Goiano foi a instituição selecionada para representar o estado de Goiás na ação, em razão da diversidade do público atendido: mulheres das áreas urbana e rural, comunidades tradicionais e também em situação de privação de liberdade.

Entre os dias 13 e 17 de outubro, a consultora da Setec, Bianca Briguglio, acompanhada pelo coordenador do Mulheres Mil no IF Goiano, Cláudio Virote, e pela supervisora multissistêmica, Roseli Rocha, percorreu mais de 1,6 mil quilômetros pelo interior do estado de Goiás visitando polos de execução do Programa na Instituição. A visita foi marcada pelo diálogo, pela escuta e pela troca de experiência em prol do fortalecimento da inclusão social e da qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade.

A comitiva iniciou o roteiro com a turma do curso de Operadora de Máquinas e Implementos Agrícolas, ofertado no município de Flores de Goiás pelo Campus Posse. Esta formação atende, principalmente, mulheres da agricultura familiar da região. Em seguida, o grupo visitou a comunidade quilombola do Cabeçudo, onde o Campus Campos Belos ministra o curso de Auxiliar em Agroecologia.

De Campos Belos, a caravana seguiu para o Campus Urutaí, onde se reuniu com a equipe executora do Mulheres Mil na unidade, um dos polos de destaque na oferta de cursos da Instituição. Durante o encontro, foram apresentados resultados alcançados, metodologias e relatos da equipe. Após a reunião, o grupo seguiu para o município de Pires do Rio, onde acompanhou atividades do curso de Assistente Administrativo.

A visita da Setec foi encerrada com a aula inaugural do curso de Produtor de Frutas e Hortaliças Processadas pelo Uso do Calor, ofertado no presídio feminino de Orizona, em parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás. Além da consultora da Setec e da equipe do IF Goiano, tanto da Reitoria quanto do Campus Urutaí (unidade responsável pela oferta), esteve presente também o promotor de justiça titular da 2ª Promotoria de Pires do Rio e gestor do Acordo de Cooperação Técnica, Fabrício Roriz Hipólito.

Comitiva com a equipe e alunas do curso de Operadora de Máquinas e Implementos Agrícolas, no município de Flores de Goiás

Comitiva com a equipe e alunas do curso de Operadora de Máquinas e Implementos Agrícolas, no município de Flores de Goiás

 

Após acompanhar a execução do Mulheres Mil no IF Goiano e ouvir gestores, professores e alunas, Bianca Briguglio destacou o comprometimento da equipe responsável pelo Programa na Instituição. “Foi possível observar que o IF Goiano conta com profissionais extremamente comprometidos, que procuram atender as necessidades das alunas e promover o curso da forma que elas possam aproveitar da melhor maneira possível”, comentou. Outro aspecto observado pela consultora refere-se à rede de parceiros estabelecida pela Instituição. De acordo com Bianca, é possível perceber que a credibilidade do IF Goiano respalda as parcerias estabelecidas para que as ações do Mulheres Mil sejam executadas da melhor maneira possível.

A Consultora também percebeu que os impactos do Mulheres Mil na vida das alunas vão além da qualificação profissional. “Elas buscaram o curso por diversos motivos e acabaram se encontrando, encontrando suas habilidades, suas capacidades, seus potenciais”, afirmou. A percepção é compartilhada pela supervisora multissistêmica, Roseli Rocha. “A gente consegue alcançar múltiplas vulnerabilidades: pobreza, violência doméstica, saúde mental, que é um ponto muito importante para nós, que temos enfatizado bastante”, avaliou.

Com a visita, o IF Goiano reafirma seu compromisso com a oferta de educação profissional transformadora, pautada na inclusão, na equidade e na valorização das trajetórias das mulheres atendidas pelo Programa. O Mulheres Mil, no contexto da Instituição, tem se consolidado como uma política pública que promove não apenas a qualificação profissional, mas também o fortalecimento da autonomia e da cidadania feminina em diferentes territórios goianos.

 Grupo com as alunas do curso de Assistente Administrativo em Pires do Rio

 

Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página