Aprimoramento em Medicina Veterinária
O Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária tem como objetivo qualificar profissionais graduados em Medicina Veterinária, promovendo a formação em serviço nas diferentes áreas clínicas e cirúrgicas da profissão, com foco na atuação prática em ambiente hospitalar e na promoção da saúde pública. A formação, estruturada de forma análoga à Residência Multiprofissional em Saúde, possibilita ao aprimorando o desenvolvimento de competências clínicas e técnico-científicas, integrando a rotina do Hospital Veterinário do Campus Urutaí.
O curso conta com atividades tutoriadas e acompanhadas por docentes especialistas, além de disciplinas teóricas e práticas distribuídas em três semestres. A carga horária total é de 2.880 horas, das quais 2.304 horas são dedicadas ao treinamento intensivo em serviço. As aulas teóricas são ofertadas em encontros semanais presenciais e atividades complementares podem ser desenvolvidas conforme a área de especialização do aprimorando.
As áreas de atuação incluem:
-
Anestesiologia Veterinária
-
Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais
-
Clínica, Cirurgia e Reprodução de Grandes Animais
-
Patologia Clínica Veterinária
-
Patologia Animal
As atividades são organizadas em quatro núcleos: comum, integrador, específico e de treinamento em serviço. O aprimorando participa da rotina hospitalar, sendo acompanhado por tutores e orientadores, e realiza um Trabalho de Conclusão de Aprimoramento (TCA), obrigatório para obtenção do certificado.
AULAS
As atividades presenciais e práticas ocorrem em regime intensivo, com carga horária diária estabelecida de acordo com a especialidade escolhida e conforme escala definida pela coordenação. O curso poderá incluir atividades em turnos diurnos e/ou noturnos, conforme demanda da rotina hospitalar e das disciplinas previstas.
PÚBLICO
Graduados em Medicina Veterinária, com registro no CRMV-GO, interessados em formação prática aprofundada em uma das áreas de especialização ofertadas pelo programa.
CARGA HORÁRIA TOTAL
2.880 horas
DURAÇÃO
O curso será realizado em até 18 meses.
SELEÇÃO
O ingresso ocorrerá por meio de processo seletivo anual, definido por edital específico elaborado pelo Colegiado do Curso.
VAGAS
Serão ofertadas até 10 vagas anuais, condicionadas à disponibilidade institucional de tutores, preceptores e infraestrutura hospitalar.
DOCUMENTOS
Projeto Pedagógico de Curso (PPC)
OFERTA
IF Goiano – Campus Urutaí
Redes Sociais