Engenharia Química
A Engenharia Química trata, em sua essência, de processos industriais nos quais a etapa mais importante envolve transformações químicas. Assim, o engenheiro químico é o profissional capacitado a executar, além dessa atividade fundamental, também o projeto, montagem e operação de indústrias químicas, bem como a atuar em áreas correlatas tais como: manutenção, controle e qualidade, marketing, assistência técnica e outras.
Áreas de atuação: o principal campo de atuação do engenheiro químico é constituído pelas indústrias químicas, abrangendo, além da fabricação de produtos químicos propriamente ditos, também os setores de petroquímica, tintas e pigmentos, detergentes, plásticos e borrachas, celulose e papel, cimento, fertilizantes, alimentos, fármacos, novos materiais, processos biotecnológicos etc.
Outro campo importante de atuação do engenheiro químico é a preservação do meio ambiente, inclusive em campos não ligados diretamente à indústria química, como o tratamento e reciclagem de resíduos urbanos e industriais.
Todas as atividades relacionadas com o meio ambiente, com a higiene industrial e com a segurança estão em franco desenvolvimento, por exigência dos órgãos governamentais, o que torna, assim, indispensável a presença desses profissionais para a adequação das empresas à legislação vigente.
Também pode atuar como professor universitário.
Perfil do profissional: o Engenheiro Químico deve ser um profissional apto a aperfeiçoar e a elaborar novos métodos para fabricação de produtos químicos e outros produtos sujeitos a tratamento químico, projetar e controlar a construção, a montagem e o funcionamento de instalação e fábricas onde se realiza o preparo ou o tratamento químico, realizar investigações com o objetivo de verificar as diferentes etapas operacionais, as possibilidades de produção para fins comerciais e a maneira pela qual se podem reduzir os custos de produção e conseguir um melhor controle de qualidade, fiscalizar a montagem de instalações novas ou modificações de instalações já existentes e inspecionar e coordenar atividades dos trabalhadores encarregados dos equipamentos e sistemas químicos
Requisitos para o ingresso no curso: conclusão do Ensino Médio e aprovação no processo seletivo do IF Goiano ou SiSU/ENEM (ambos os processos utilizam a nota do ENEM). Há também a possibilidade de ingresso, conforme disponibilidade de vagas, por meio de Edital de Transferências Interna e Externa, Reingresso e Aproveitamento de Curso (Portador de Diploma), com lançamento previsto no Calendário Acadêmico do campus.
Condições para a conclusão do curso: cursar, com aprovação, as disciplinas de dez semestres (5 anos), realizar o estágio curricular supervisionado e cumprir as atividades complementares e de extensão.
Duração do curso: 5 anos
Turno: integral
Carga Horária: 3.780 horas
Coordenação: Prof. Osvaldo Valarini (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Documentos:
Redes Sociais