Comércio
O objetivo do curso técnico em Comércio é qualificar profissionais para atuar nas atividades de compra e venda local, importação, exportação, planejamento, armazenamento, distribuição de materiais e prestação de serviço. O profissional em Comércio deverá ter, ao final do curso, condições de identificar as estratégias de marketing que podem ser adotadas no mercado, utilizar a informática como ferramenta fundamental para a organização do trabalho, conhecer a legislação comercial, aplicar técnicas de atendimento ao público e prestação de serviços, identificar conhecimentos básicos em administração e gestão de empresas, realizar pesquisas de mercado, avaliar os custos do produto e/ou serviços, definindo parâmetros para negociação de compra e venda ou prestação de serviços e também realizar transações comerciais nacionais e internacionais.
Atribuições: Identificar a organização e os processos próprios de uma empresa comercial ou dos setores responsáveis pela comercialização em organização não comercial; identificar e formular estratégias de planejamento de marketing, de armazenamento e distribuição física de produtos, de compra e venda e de pós-venda; identificar e analisar, na composição da estratégia comercial global, os efeitos de diferentes fatores, tais como preço, praça ou ponto, produto ou serviço e estratégias de venda; aplicar princípios e conceitos, tais como patrimônio, faturamento, lucro bruto e lucro líquido, custos e despesas, margem de contribuição e outros relacionados com produtividade e lucratividade; coletar, organizar e analisar dados relevantes para as atividades de comercialização, tais como concorrência, demanda, volumes de venda por loja ou por vendedor e outros relacionados com o desempenho empresarial; desenhar modelos de bancos de dados sobre clientes, fornecedores, produtos, entre outros.
Modalidade | Duração | Oferecido nas unidades |
Integrado ao Ensino Médio | 3 anos | Ipameri |
Concomitância Externa / Subsequente | 1,5 anos | Campos Belos |
Redes Sociais