Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Resultado

Núcleo de Inovação Tecnológica apresenta números do último trimestre

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 20 de Novembro de 2018, 17h46 | Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 17h45 | Acessos: 1310

Com o trabalho realizado nos meses de agosto, setembro e outubro, portifólio do NIT IF Goiano alcançou a marca de nove pedidos de patente, dez registros de software e dois registros de marca.

Com objetivo de atualizar a quantidade de registros de propriedade que compõem o seu portifólio, o Núcleo de Invovação Tecnológica do Instituto Federal Goiano (NIT IF Goiano) apresenta a atualização dos números conseguidos ao longo dos meses de agosto, setembro e outubro de 2018. O NIT fecha esse trimestre com a marca de nove pedidos de depósito de patente, dez registros de software e dois registros de marca em seu portifólio (veja abaixo).

De acordo com o Núcleo, das nove patentes que estão no portifólio do setor, seis foram realizadas em 2018, enquanto que do número total de registros de softwate, oito foram registrados também esse ano. Segundo o NIT, o aumento nos pedidos de proteção é decorrente do trabalho realizado pelo Núcleo desde 2014, com o objetivo de difundir a Propriedade Intelectual no âmbito do IF Goiano. Além disso, "A aprovação do projeto na Chamada Pública 07/2015 da Fapeg foi essencial para a intensificação das atividades" afirma a coordenadora do NIT IF Goiano, Tânia Araújo.

 

REGISTROS

Agosto, Setembro e Outubro

PATENTES

1- Título:PROCESSO, COMPOSTO DE RUTÊNIO COM LIGANTES DE ISOCIANIDA E USOS
Autores: RAFAEL GOMES DA SILVEIRA, BEATRIZ NOGUEIRA DA CUNHA e ALZIR AZEVEDO BATISTA
Resumo:A presente invenção trata-se composto inorgânico formado por complexo metálico de rutênio com ligantes do tipo isocianida de p-toluenosulfonilmetila, preferencialmente com fórmula geral [RuCl(P-P)(L)(N-N)]PF6. Este metalofármaco apresenta atividade anticâncer, preferencialmente para quimioterapia de pulmão, além de cérebro, próstata e mama, além do uso anitiparasitário. Seu processo de obtenção apresenta uma única etapa a partir do precursor, trazendo vantagens com alto rendimento e pureza, além de apresentar efeitos com alta potência (140 vezes mais potente) e seletividade a células tumorais de câncer de pulmão (com índice de seletividade até três vezes maiores que o principal metalofármaco do mercado).

2- Título:PROCESSO, PELÍCULA POLIMÉRICA CONTENDO CURCUMINA PARA DESCONTAMINAÇÃO DE AMBIENTES AQUÁTICOS E USOS.
Autores:ROBERT RAMOS LEITE, ALÉCIO RODRIGUES NUNES
Resumo:A presente invenção trata-se de película polimérica composta porcamada de silicone moldada com reagente, preferencialmente metilbenzenoe impregnada de curcumina para ser utilizada na remoçãode metais em ambientes aquáticos. Seu processo de obtençãoenvolve preferencialmente as seguintes etapas: síntese de silicone,moldagem, preparação e impregnação da curcumina. Funcionacomo descontaminante de metais, preferencialmente mercúrio,chumbo, cádmo, zinco, cromo, estanho, ferro, alumínio, manganês.
Envolve sistema de adsorção para tratamentos de contenção ou deprevenção, preferencialmente no setor ambiental ou no setorprodutivo poluente como mineração, metalúrgicas, curtumes,fabricantes de tintas, de cloro ou de plástico PVC, entre outras. Estapelícula é insolúvel em água, pode ser moldada em diferentesformatos como sistemas flutuantes, utilizada em pHs de 0-8 ereutilizada.

3- Título:TELHA DE CONCRETO COM DISPOSITIVO FOTOVOLTÁICO E USOS
Autores:THAÍS DE OLIVEIRA CORRÊA, TAYNARA GABRIEL FERREIRA DA CUNHA, MARCOS FERNANDES SOBRINHO
Resumo: A presente invenção refere-se a um conjunto de elementos ecomponentes, tecnicamente desenvolvidos para executarconcomitantemente a função de cobertura superior de edificações eum processo de produção, geração e/ou armazenamento e/ouconversão de energia fotovoltaica. O invento compreende umaalternativa para reduzir o impacto visual causado pelos painéissolares utilizados atualmente nas instalações convencionais, quealteram a aparência dos telhados, com possibilidadessocioeconômica e ambiental de geração de energia limpa,pertinentes ao setor técnico das edificações. A invenção pode ser
utilizada em edificações comerciais, residenciais, rurais, e quantasoutras forem possíveis. Assim, seu campo de atuação é engenhariacivil, ambiental e arquitetura.


REGISTRO DE SOFTWARE

1 - Título: Software para controle e gerenciamento de sistemas hidráulicos deirrigação paisagística

Autores: MAYKOW DA SILVA MENEZES, JULIANA NOGUEIRA GUIMARÃES, JHONATAS CORREIA DOS SANTOS MORAES, MARCONI BATISTA TEIXEIRA, LEONARDO NAZÁRIO SILVA DOS SANTOS, FREDERICO ANTONIO LOUREIRO SOARES

2 - Título: Interface de gerenciamento, armazenamento e controle para sistemas de irrigação

Autores: MAYKOW DA SILVA MENEZES, JULIANA NOGUEIRA GUIMARÃES, JHONATAS CORREIA DOS SANTOS MORAES, MARCONI BATISTA TEIXEIRA, LEONARDO NAZÁRIO SILVA DOS SANTOS, FREDERICO ANTONIO LOUREIRO SOARES

3 - Título: Software para manejo de irrigação em cana-de-açúcar utilizando linguagem de programação PYTHON e MYSQL

Autores: JHONATAS CORREIA DOS SANTOS MORAES, MAGNUSSEN OLIVEIRA DOURADO, MAYKOW DA SILVA MENEZES, JULIANA NOGUEIRA GUIMARÃES, MARCONI BATISTA TEIXEIRA, LEONARDO NAZÁRIO SILVA DOS SANTOS

4 - Título: Sistema de Avaliação Discente

Autor: RENATO DE SOUSA GOMIDE

MARCA

1 - Mascote Raul

Criadores: Letícia dos Santos da Silva, Priscilla Rayanne e Silva Noll e Matias Noll.

 

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página