Instituições discutem planejamento da feira Agroecológica 2023

Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 12h10 | Última atualização em Terça, 07 de Março de 2023, 14h29 | Acessos: 518

Além da comercialização dos alimentos, objetivo do projeto para este ano é inserir produtos da feira em eventos institucionais. Proposta foi apresentado em reunião realizada entre o IF Goiano, UFG e IFG.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), juntamente com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Instituto Federal de Goiás (IFG), reuniram-se, nesta quinta-feira, 2, para discutirem o planejamento participativo 2023 da feira Interinstitucional Agroecológica e apresentarem o relatório das edições de 2022.

O momento contou com a presença de pró-reitores e diretores de extensão das instituições de Ensino e também com representantes do Grupo de Referência Interinstitucional de Execução da Feira Agroecológica (GRIEFA) e das Equipes de Organização Descentralizadas.

Dentre as principais ações traçadas para 2023, a organização da Feira propõe a inserção dos produtos produzidos pelos agricultores familiares da Feira nos eventos e reuniões institucionais. O objetivo, segundo destaca a nutricionista do Siass IF Goiano/IFG, Ariandeny Furtado, é promover mais um espaço de alimentação saudável no âmbito da Soberania e da Segurança Alimentar e Nutricional.

Dentre as novidades e mudanças apresentadas para o novo planejamento estão que a distância máxima do território rural/urbano até o trevo do município de Goiânia, não deverá ultrapassar 100km, explorar as divulgações em Prefeituras, Secretarias e Entidades Representativas e também a visita aos Territórios Rurais e/ou Urbanos.

Como encaminhamento foi sugerido aos gestores presentes transformar o projeto da Feira em programa interinstitucional para, segundo explicou Araiandeny, “potencializar o caminhar e oportunizar os recursos financeiros necessários”. A Feira Agroecológica é uma iniciativa do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS IF Goiano/IFG). Tem o objetivo de ser um espaço de apoio ao desenvolvimento local a partir de práticas de base ecológica, de segurança alimentar e nutricional e de promoção da saúde, pois fomenta a oferta de alimentos saudáveis.

Chamada Pública - Estão abertas as inscrições para agricultores familiares que desejam participar das edições de 2023 da Feira Interinstitucional Agroecológica. Interessados podem se inscrever pelo e-mail feiraagroecologicaifes1@gmail.com, até 31 de março. Veja mais informações no link abaixo.

Os agricultores selecionados estarão aptos a comercializar seus produtos e alimentos nas instituições, por meio das feiras que ocorrem mensalmente, desde que sigam os princípios e diretrizes da ação de extensão, bem como desenvolvam junto à equipe todas as atividades relacionadas ao projeto, para além da comercialização.

Clique e saiba mais sobre a Chamada Pública para Agricultores Familiares

Diretoria de Comunicação Social