Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Parcerias

IF Goiano discute política de inovação

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 02 de Fevereiro de 2018, 13h03 | Última atualização em Terça, 06 de Fevereiro de 2018, 16h29 | Acessos: 1717

Instituto recebeu esta semana importantes nomes para compartilhar experiências relacionadas à temática.

Presidente do Instituto Fórum do Futuro, Alysson Paulinelli, destacou que instituições de educação são atores estratégicos para aumentar a produção de alimentos de forma sustentável
Presidente do Instituto Fórum do Futuro, Alysson Paulinelli, destacou que instituições de educação são atores estratégicos para aumentar a produção de alimentos de forma sustentável

Servidores do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) se reuniram com convidados durante esta semana para discutir a política de inovação da Instituição. As reuniões ocorreram na terça, 30 de janeiro, e na sexta-feira, 2 de fevereiro na Reitoria. 

Na terça-feira, os presidentes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, Evaldo Vilela, relataram suas experiências com ambientes de inovação e tiraram dúvidas sobre práticas de incentivo, incubadora, entre outros assuntos relacionados.   

Durante o encontro, Evaldo ressaltou a importância de um ambiente com diversidade e da necessidade de se criar e testar novas metodologias para incentivar a cultura da inovação. "Na era digital, nosso maior risco é perder a relevância, então temos que reavaliar tudo, inclusive a forma como trabalhamos na educação", ponderou. 

Já na sexta-feira, estiveram na Reitoria o ex-ministro da Agricultura e presidente do Instituto Fórum do Futuro, Alysson Paulinelli, e o gerente executivo deste mesmo instituto, Fernando Barros. Na ocasião, discutiram propostas de inovação em parceria com o IF Goiano em Rio Verde. 

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Fabiano Guimarães Silva, o IF Goiano já está muito bem estruturado em termos de pesquisa e pós-graduação, e o desafio agora é usar essas potencialidades para promover inovação. 

Rio Verde - Além de propostas de incentivo à inovação, a reunião desta sexta-feira tratou do projeto Rio Verde, Capital do Futuro Sustentável. Os integrantes do projeto comentaram sobre o andamento do projeto e o encaminhamento da proposta de levantamento de emissão de gases de efeito estuda na cidade por empresa especializada. "Este estudo é fundamental e o primeiro passo para que as ações do Jardim Botânico preparem Rio Verde para o aquecimento global de fato", comentou Fernando Barros. 

Também foi informado pelo pró-reitor Fabiano que a pesquisa e a disseminação do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta ganhou força não só em Rio Verde, onde estão sendo implantados dois experimentos. O IF Goiano está conduzindo outros cinco experimentos nos municípios de Iporá, Montes Claros de Goiás, Morrinhos e Posse, que apresentam condições climáticas e de solo muito distintas e, por isso, estão sendo testadas diferentes soluções tecnológicas. "É preciso destacar ainda que estamos trabalhando com produtores que possuem entre dez e 10 mil hectares para descobrir qual a melhor forma de fazer adaptações da integração", explicou. 

Alysson Paulinelli elogiou as ações e concluiu que o projeto faz parte de um trabalho preventivo contra a crise de fome que está se aproximando e que as instituições de educação são atores estratégicos para aumentar a produção de alimentos de forma sustentável. O ex-ministro aproveitou para convidar o IF Goiano para participar de uma chamada que será lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científido e Tecnológico (CNPq) em breve para estudar os biomas brasileiros e, dessa forma, ocupá-los de forma mais responsável.

 

Assessoria de Comunicação Social do Polo de Inovação

registrado em:
Fim do conteúdo da página