Retorno às aulas presenciais: conheça os pontos mais importantes
Neste comunicado o estudante saberá as informações sobre o retorno presencial, que ocorrerá em etapas a partir de 08 de novembro
ATENÇÃO: Antes de começar sua leitura, saiba que você pode encontrar todas as Perguntas & Respostas sobre o retorno presencial, além dos horários de aula presenciais e remotas, nesta página aqui.
O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) irá iniciar a Etapa Amarela de retorno às atividades presenciais. Mas o que isso significa? Nesta etapa, conforme mostrado na Cartilha de Consulta Rápida para Retorno das Atividades Presenciais (clique e acesse), a Instituição inicia uma oferta mista, caracterizada pela mescla de atividades e ações ainda remotas (virtuais) e outras presenciais. Veja nos próximos parágrafos como isso irá funcionar na unidade de Ceres.
Primeiramente, a Etapa Amarela será iniciada no dia 08 de novembro – ou seja, como dissemos acima, a partir desta data as atividades acadêmicas serão realizadas forma mista. Especificamente, as aulas presenciais (que não serão para todas as disciplinas e nem para todos os estudantes, mas disso falaremos mais abaixo) seguirão este cronograma:
- Graduações: retorno misto a partir de 10 de novembro;
- 3ªs séries dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: retorno misto a partir de 29 de novembro;
- 2ªs e 1ªs séries do Ensino Médio Técnico: retorno misto a partir de 04 de janeiro de 2022;
- Cursos técnicos concomitantes/ subsequentes: retorno misto a partir de 29 de novembro;
- Pós-graduações: retorno misto a partir de 04 de janeiro de 2022, mas com possibilidade de aulas práticas a partir de 08 novembro.
Agora que você já sabe das datas, vem a pergunta: quem irá retornar? Bem, como será feito: primeiramente, cada colegiado de cada curso irá definir as disciplinas que serão ofertadas de forma mista – ou seja, remota, como já está, e também presencial. Inicialmente serão poucas disciplinas por período e por curso, e dependerá de o professor da disciplina estar fora do grupo de risco e, portanto, poder voltar às atividades presenciais.
Os dias e horários das disciplinas foram definidos pelos colegiados de curso e estão disponíveis aqui. Para cursos integrais, como Agronomia e Zootecnia ou cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, as aulas presenciais serão ofertadas somente no período matutino; para cursos noturnos, como as licenciaturas e o bacharelado em Sistemas de Informação, as aulas presenciais serão ofertadas somente em período noturno.
E para o estudante, como fica? É importante saber que o estudante não terá obrigação de retornar presencialmente durante a Etapa Amarela, somente se quiser. A partir da publicação desta notícia, os estudantes deverão preencher o Termo de Ciência e Responsabilidade (Anexo IV da Portaria IF Goiano nº 1074/2021) (clique para acessar) até 05 de novembro, indicando se querem ou não retornar presencialmente nesta etapa. Os que não tiverem interesse em retornar agora, continuarão fazendo suas aulas pelo Moodle.
O Termo de Ciência e Responsabilidade (Anexo IV da Portaria IF Goiano nº 1074/2021) poderá ser assinado e entregue das seguintes formas:
- Em papel impresso, entregue pessoalmente na Coordenação de Assistência Estudantil ou Apoio Pedagógico, locais em que haverá cópias impressas do termo disponíveis para serem preenchidas;
- Preenchimento e assinatura manual, para ser digitalizado e entregue neste endereço ou pelo e-mail dos Registros Escolares (secretariagrad.ce@ifgoiano.edu.br, para graduações, e secretariatec.ce@ifgoiano.edu.br, para cursos técnicos);
- Preenchimento digitado, com acréscimo de assinatura digitalizada do estudante, para ser entregue neste endereço ou pelo e-mail dos Registros Escolares (secretariagrad.ce@ifgoiano.edu.br, para graduações, e secretariatec.ce@ifgoiano.edu.br, para cursos técnicos).
É importante saber que as avaliações e atividades continuarão ocorrendo virtualmente, mesmo para quem retorne ao presencial. Ou seja, somente as aulas serão ministradas no Campus Ceres, mas as provas, entregas de trabalho e outras atividades permanecerão sendo realizadas no Moodle. Além disso, caso haja muitos estudantes com interesse em retornar presencialmente, a prioridade será dada àqueles com dificuldades de acesso à internet ou de equipamentos para acompanhamento das aulas virtuais.
E o funcionamento do Campus Ceres? Até que se entre na Etapa Verde, nem o Restaurante Estudantil e nem as Residências Estudantis estarão funcionando. Isso significa que aqueles que optarem pelo retorno presencial deverão comparecer ao Campus somente no horário de sua aula, pois não haverá oferta de alimentação e nem de dormitórios para os estudantes.
Quais são os protocolos de segurança dentro do Campus Ceres?
É obrigatório o uso de máscara em todos os ambientes do Campus Ceres, de inteira responsabilidade da pessoa, bem como o cuidado relativo ao uso, armazenamento e descarte. Não é permitida a permanência de pessoas, no Campus, sem o uso da proteção.
Os estudantes que apresentarem qualquer sintoma relacionado à Covid-19 ou verificarem estes sintomas em pessoas de sua convivência cotidiana deverão comunicar, via e-mail, a coordenação do curso, permanecendo em regime remoto. Além disso, deverão procurar os serviços de saúde e não frequentar os espaços do Campus Ceres durante o período de quatorze dias até obter diagnóstico negativo para Covid-19.
Demais protocolos de segurança e casos omissos estão dispostos no documento Plano de Contingência para Covid-19 e na Portaria IF Goiano nº 1.074, de 21 de outubro de 2021, que dispõe sobre as orientações para a Retomada Gradual das Atividades Administrativas e Acadêmicas Presenciais no âmbito do Instituto Federal Goiano (IF Goiano).
>>> Confira as principais dúvidas e respostas sobre o retorno presencial e gradual:
1. Qual será a data de início da oferta de aulas presenciais de forma gradual?
Graduações: retorno misto a partir de 10 de novembro;
3ªs séries dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: retorno misto a partir de 29 de novembro;
Cursos técnicos concomitantes/ subsequentes: retorno misto a partir de 29 de novembro;
2ªs e 1ªs séries do Ensino Médio Técnico: retorno misto a partir de 04 de janeiro de 2022;
Pós-graduações: retorno misto a partir de 04 de janeiro de 2022, mas com possibilidade de aulas práticas a partir de 08 novembro.
2. Há previsão para o retorno presencial pleno de todas as aulas (etapa verde)?
O planejamento do Campus Ceres é de retornar, de forma plena, apenas no semestre letivo de 2022/1, ou seja, a partir de março de 2022.
3. Haverá revezamento de turmas para as aulas presenciais?
O revezamento de turmas poderá ser adotado, caso o espaço físico da aula não comporte o quantitativo de estudantes que desejam retornar ao presencial, a depender da disciplina/aula.
4. Como serão definidas as disciplinas a serem ofertadas presencialmente?
A definição das disciplinas será realizada pelo Colegiado/Conselho de Curso, obedecendo aos seguintes critérios:
- docentes que estejam aptos ou não ao trabalho presencial (Instrução Normativa Nº 90, de 28 de setembro de 2021, do Ministério da Economia);
demanda discente em relação à disciplina; - particularidades de disciplinas que possam causar retrabalho e sobrecarga ao docente;
- conflitos de horários que inviabilizem a oferta presencial de disciplinas pelo docente;
5. Como ficarei sabendo quais disciplinas serão oferecidas de forma presencial ou remota e seus respectivos horários?
Os horários relativos às disciplinas presenciais e remotas serão divulgados a cada 15 dias em nosso portal, na página de Perguntas & Respostas.
6. As aulas presenciais serão oferecidas nos mesmos horários em que estavam previstas no regime remoto?
Não. Inicialmente as aulas estão sendo planejadas para serem realizadas em até dois dias por semana. Cada curso, portanto, oferecerá aulas presenciais em dois dias específicos da semana, sendo que as disciplinas dos cursos integrais serão oferecidas apenas no período matutino.
7. Durante a oferta de disciplinas em regime misto (etapa amarela, com aulas presenciais e remotas), poderei mudar a minha opção de estudo, caso me sinta mais seguro?
Sim, poderá alterar. Conforme o previsto na autodeclaração. Caso haja mudança de escolha, pelo estudante ou responsáveis legais, entre aulas presenciais ou remotas, deverá comunicar a instituição de ensino com 7 dias de antecedência, para haver o enquadramento no novo regime de atendimento, desde que haja disponibilidade de atendimento pelo Campus.
8. Caso opte pelo não retorno às aulas presenciais, poderei participar pelo menos das aulas práticas?
Não. Para a participação de qualquer aula presencial é necessário o preenchimento da autodeclaração informando o desejo do retorno.
9. Nesta etapa de regime misto de aulas (etapa amarela, com aulas presenciais e remotas) haverá reprovação por faltas?
Não. A reprovação por faltas somente será considerada a partir do retorno pleno ao presencial (etapa verde).
10. Estou matriculado em disciplinas cujos horários estão em choque. Como ficará minha situação?
Ao longo do período de etapa amarela (regime de aulas presenciais e remotas) não haverá prejuízo de conteúdo ao estudante matriculado em disciplinas com choque de horário, uma vez que os conteúdos serão postados de forma assíncrona no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle.
11. O retorno às atividades acadêmicas presenciais é obrigatório aos estudantes?
Ainda não. É opcional ao estudante o retorno ou não às aulas presenciais enquanto não ocorrer a retomada integral (Etapa Verde).
12. Haverá alteração quanto às atividades avaliativas no período de regime misto de aulas (etapa amarela, com aulas presenciais e remotas)?
Não. As atividades avaliativas permanecerão ocorrendo pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle, obedecendo às mesmas regras vigentes durante o período de aulas não presenciais.
13. A autodeclaração deve ser preenchida por todos os estudantes?
Quem deseja retornar às aulas presenciais, é obrigatório o preenchimento do documento, para os demais é essencial no sentido de se realizar um melhor planejamento das aulas. O documento pode ser encontrado neste link e a forma de entrega conforme informações da notícia acima.
14. Se o estudante estiver afastado pela Covid, terá acesso às atividades?
Sim, todas as disciplinas manterão seus conteúdos e atividades avaliativas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle. Neste caso, o estudante poderá ainda apresentar atestado médico ao registro escolar, resguardando seu direito à realização das atividades em novo prazo.
15. As disciplinas que serão ofertadas de forma presencial terão momentos síncronos online?
Na semana que a disciplina for oferecida presencialmente não haverá momento síncrono online. As demais semanas ocorrerão normalmente.
16. Quais serão os horários de aulas?
As aulas dos cursos de Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Zootecnia e Técnicos Integrados ao Ensino Médio serão das 8h às 12h.
As aulas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química, Bacharelado em Sistemas de Informação e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, serão das 19h às 23h.
17. Como ficará o transporte e participação de estudantes de outras cidades?
Foi enviado ofício pela Direção-Geral às cidades circunvizinhas de Ceres informando sobre retorno às aulas. Nesse sentido, cabe aos municípios ou aos estudantes providenciar o transporte necessário às atividades presenciais.
18. Quando o alojamento e o refeitório voltarão a funcionar?
Não há previsão de retorno durante o ano de 2021.
19. Quando a cantina voltará a funcionar?
A cantina estará aberta a partir do dia 08 de novembro.
20. Quais são os horários de expediente dos demais setores da Instituição?
Matutino: 7h às 11h;
Vespertino: 13h às 17h;
Noturno: escala conforme o horário das aulas e sob agendamento.
Ascom Campus Ceres/ Diretoria de Ensino Campus Ceres
(Republicada com atualização de informações em 10.12.2021)
Redes Sociais