Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Evento

Programas de pós-graduação Stricto sensu são avaliados no 14º Semapós

0
0
0
s2sdefault

Os avaliadores foram recepcionados pelo pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e inovação do IF Goiano, professor Alan Carlos da Costa, que apresentou o potencial da pesquisa e pós-graduação da Instituição, destaque dentro da Rede Federal de Educação Tecnológica. 

  • Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2024, 21h58
  • Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2024, 11h52
  • Acessos: 26
imagem sem descrição.

O Semapós é organizado pela pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano (PROPPI) e está em sua 14ª edição. O Seminário promove uma integração de coordenadores, discentes, docentes e técnicos administrativos vinculados aos Programas de Pós-graduação da Instituição com avaliadores de diversas universidades e instituições parceiras. Visa o fortalecimento dos cursos de mestrado e doutorado, por meio de reflexões em conjunto e avaliações anuais.

Antes do início dos trabalhos, o pró-reitor se reuniu com os avaliadores e pessoal ligado aos programas, e fez uma breve explanação do potencial da pesquisa e pós-graduação do IF Goiano, situando a Instituição dentro da Rede Federal de Educação Tecnológica, que é composta pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Centros Federais de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro e de Minas Gerais; por escolas técnicas vinculadas às Universidades Federais; e pelo Colégio Pedro II.

Ele lembrou ainda que o IF Goiano é nota máxima na avaliação do Ministério da Educação, comprovando sua condição de estar entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil. Sobre o corpo docente, citou números consolidados em 2023:  um total de 800 docentes distribuídos em 12 unidades, deste total, 710 são doutores. São 19 cursos de pós-graduação Stricto sensu, sendo 14 mestrados e 5 doutorados, resultando em uma importante produção científica nacional e internacional. As notas desses cursos também estão em constante crescimento. No momento, 4 cursos são avaliados com nota 3; 11 cursos são avaliados com nota 4; e 4 cursos são avaliados com nota 5.

Cursos de pós-graduação Stricto sensu do IF Goiano:

Mestrado e doutorado em Agroquímica; Mestrado em Biodiversidade e Conservação; Mestrado em Zootecnia; Mestrado e Doutorado em Ciências Agrárias/Agronomia; Mestrado em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade; Mestrado Profissional em Administração; Mestrado profissional em Bioenergia e Grãos; Mestrado Profissional em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado; Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica; Mestrado Profissional em Ensino para Educação Básica; Mestrado Profissional em Irrigação do Cerrado; Mestrado em Olericultura; Mestrado em Proteção de Plantas; Mestrado em Tecnologia de Alimentos; e Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade (em Rede).

A Iniciação Científica também tem presença forte nas unidades do IF Goiano. São ao todo, 614 estudantes inseridos no PIBIC, PIBIT, PIVIC, PIBIC e ações afirmativas. A pesquisa do IF Goiano também está configurada em ambientes de inovação tecnológica como o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial, o Centro de Excelência em Bionsumos e o Polo de Inovação Embrapi. 

Participaram desta edição do Semapós avaliadores da Universidade Federal de Santa Maria; do Instituto Federal de Minas Gerais; Universidade Federal do Amazonas; Instituto Federal do Rio de Janeiro; Universidade Federal Rural de Pernambuco; Universidade Federal de Goiás; Universidade Estadual de Goiás; Universidade Federal de Uberlândia; e Embrapa.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página