Campus Ceres sedia aula inaugural do Programa no IF Goiano
Evento envolveu os estudantes de 9º ano que são o público-alvo da iniciativa. Discursos enfatizaram o poder transformador da educação
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou, na última terça-feira, 29 de abril, a aula inaugural do Programa Partiu IF no âmbito da Instituição. A unidade escolhida para a solenidade foi o Campus Ceres, que sediou a solenidade e envolveu os estudantes das instituições Maria Carmelita e São Tomás de Aquino, da rede pública de Ceres, que participarão da iniciativa.
Idealizado pelo Ministério da Educação, o Programa Partiu IF tem por objetivo promover a educação básica no ano de conclusão do Ensino Fundamental, a partir de uma parceria entre as redes públicas estaduais e federal. Assim, os Institutos Federais (IFs) entram em jogo para ofertar reforço escolar e apoio pedagógico aos estudantes em situação de vulnerabilidade, buscando um ensino de mais qualidade, que seja igualitário e inclusivo.
Como a ideia é garantir a permanência e o êxito da formação, o Programa Partiu IF, além do reforço das práticas de ensino, conta com incentivo financeiro, viabilizado por recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Assim, os estudantes selecionados receberão bolsa mensal no valor de R$ 200, desde que mantenham a frequência mínima de 75% nas atividades do curso.
Em Ceres, o Programa Partiu IF irá trabalhar com estudantes dos centros de ensino Maria Carmelita e São Tomás de Aquino
Ao todo o IF Goiano ofertou 640 vagas, divididas entre vários campi (unidades) da Instituição, como Campos Belos, Catalão, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Ipameri, Iporá, Morrinhos, Posse, Trindade e Urutaí. A carga horária total das atividades será de 320 horas, distribuídas entre quatro componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Práticas Suplementares.
Para o coordenador do Partiu IF dentro do IF Goiano, José Feliciano Neto, a função social do Programa vai muito além do nome: “O ponto é fortalecer a educação de vocês com a ajuda do estado, do município e nas matérias que mais vocês vão ter dificuldade na vida. Isso vai permitir que vocês tenham a base, por exemplo, para ingressar em uma faculdade”, falou aos estudantes.
José Neto, coordenador do Partiu IF dentro do IF Goiano
“A educação é a única certeza que a gente têm nessa vida”, afirmou Franciele Fernandes, do Instituto Federal de Mato Grosso, e que é a a coordenadora regional do Programa Partiu IF no Centro-Oeste. Suas palavras, voltadas diretamente à plateia discente, focaram na potencialidade da educação como transformadora das realidades. “Meninas, é a educação que é capaz de tirar vocês de onde vocês não querem ficar Vocês estudando, vocês terão o poder de decidir o futuro de vocês e não serem reféns de lugares e situações abusivas. Usem esse conhecimento para ajudar a família de vocês, trazendo prosperidade e conhecimento”.
Encerrando a solenidade, o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, também falou sobre a relação entre a educação e a abertura de possibilidades na vida futura. “Este programa não é para trazer vocês para dentro do IF - é para dar a oportunidade a vocês de escolherem. Escolherem onde vão estudar, escolherem o que irão fazer. É chegar ao fim e falar ‘Eu posso caminhar’, ou ‘Posso traçar uma estrada que me dê poder para decidir’”, encerrou Monteiro.
O reitor do IF Goiano, Elias Monteiro
Após a apresentação do Programa e as falas da mesa diretiva, os estudantes participaram da aula Por que Bhaskara se eu nunca vou usar? A neurociência explica!, ministrada pelo docente Dhiego Gonçalves, do próprio Campus Ceres, e integrante da equipe do Partiu IF. Foi uma aula curta e interativa, que buscou mostrar aos estudantes as possibilidades de aprenderem um conteúdo considerado “difícil” de forma intuitiva e com aplicabilidade.
Dhiego Gonçalves e sua aula sobre Bhaskara e a aplicabilidade da matemática
COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres
Redes Sociais